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Na Região Metropolitana

Aeroporto no Rio de Janeiro viu movimento quadruplicar em 2024

O movimento de passageiros no aeroporto de Maricá, no Rio de Janeiro, mais que quadruplicou em 2024


Além da ampliação da operação offshore, o aeroporto passou a receber voos regulares para Campinas - Codemar/Matheus Alter
Além da ampliação da operação offshore, o aeroporto passou a receber voos regulares para Campinas - Codemar/Matheus Alter

O aeroporto de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, viu seu movimento de passageiros mais que quadruplicar em 2024, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (23), pela Codemar, estatal que administra o terminal.

Foram cerca de 110.000 pessoas nos últimos doze meses, um crescimento de 376%. No período, foi inaugurado um novo parque de abastecimento de aeronaves, com capacidade cinco vezes maior do que o anterior, e de um terceiro pátio, com treze posições para os helicópteros Sikorsky S-92, utilizados em operações offshore.

"Esse crescimento reflete o resultado do nosso trabalho no processo de expansão do Aeroporto de Maricá. Com a construção do Pátio 4 e dos novos hangares, a tendência é que esse número aumente ainda mais em 2025”, disse Marta Magge, diretora de Operações da Codemar.


Além das operações offshore, o aeroporto (JMR) conta, desde maio de 2024, com um voo diário dos Cessna 208B Grand Caravan da Azul Conecta, subsidiária regional da Azul Linhas Aéreas, para Campinas (VCP), cuja comercialização das passagens é feita exclusivamente por uma plataforma da Prefeitura de Maricá.

Aeroporto adotou tecnologia inédita no Brasil

A Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo do aeroporto de Maricá está sendo modernizada, com a substituição das observações meteorológicas feitas a olho nu por câmeras de alta resolução.

A iniciativa torna o terminal fluminense pioneiro no uso dessa tecnologia no Brasil. Atualmente, mais de 550 aeroportos brasileiros não possuem o Serviço de Tráfego Aéreo (ATS). Com a modernização, será possível ampliar os serviços de informação de voo para aeroportos civis externos ao Comando da Aeronáutica (Comaer) que ainda não possuem suporte especializado.

A adoção do serviço faz parte de um projeto liderado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). O órgão está conduzindo uma Prova de Conceito (POC) em parceria com empresas privadas, buscando expandir os Serviços de Informação de Voo de Aeródromo (AFIS) para aeroportos civis que atualmente não possuem essa infraestrutura.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 23/01/2025, às 16h31


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