Aeroporto internacional do Rio ganhou reforço no uso de animais, com a entrada de uma cabra ao time operacional
A atuação de animais ao lado do time humano nas ações de manejo de fauna do aeroporto internacional do Rio de Janeiro (GIG) ganhou reforço com a entrada de uma cabra, este mês.
Este tipo de animal será utilizado pela primeira vez em um terminal brasileiro. Ela terá a missão de auxiliar no aparo da vegetação que se desenvolve no entorno do sítio aeroportuário.
Segundo a RIOgaleão, concessionária que administra o segundo maior aeroporto internacional do país, a expectativa é diminuir o impacto ambiental durante a manutenção das vegetações, já que reduzirá o consumo de combustíveis pelos veículos motorizados responsáveis pelo corte da grama.
O animal irá atuar ao lado de dois gaviões, de três falcões e de um cachorro, que atuam para ajudar no afugentamento de aves e demais animais que possam prejudicar as operações. “Entre 2015 e 2022, identificamos uma redução de 48% do número de incidentes do aeroporto. Com certeza ele irá reforçar a nossa atuação em prol da segurança do aeroporto e desempenho ambiental”, segundo a gerente de sustentabilidade da RIOgaleão, Milena Martorelli.
Todo o trabalho com o chamado “time animal” é desenvolvido em parceria com uma empresa de soluções ambientais, que disponibiliza um grupo de aproximadamente 16 profissionais, entre eles biólogos, engenheiros agrônomos e veterinários. Sua atuação é feita de acordo com a orientação da concessionária e da torre de controle, com autorização do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea).
Por Marcel Cardoso
Publicado em 25/10/2022, às 16h40
+lidas