Parceria prevê a construção de um local destinado aos eVTOL no aeroporto de São José dos Campos
A empresa administradora do aeroporto de São José dos Campos anunciou uma parceria com a VertiMob Infrastructure para a implantação de um vertiporto, que será destinado à operação de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, conhecidos como eVTOL.
A SJK Airport informou que as obras para a construção do vertiporto terão início em 2025 e a previsão de conclusão é até 2027. A iniciativa, segundo as empresas, visa garantir que as aeronaves eVTOL operem com segurança e eficiência. Para isso, serão desenvolvidas infraestruturas adequadas para pousos, decolagens, embarques e desembarques.
De acordo com o projeto, o vertiporto experimental será instalado na área de teste de motores do aeroporto, conhecida como "run up", considerada apropriada para esse tipo de operação. O cronograma está alinhado com a previsão de início das operações dos carros voadores no Brasil. A expectativa é que esses veículos estejam em operação até o final de 2026.
A Eve Air Mobility, responsável pelos eVTOLs da Embraer, já possui cartas de intenção para até 2.850 veículos. Esses veículos serão operados por empresas de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados.
Por Micael Rocha
Publicado em 11/07/2024, às 09h33
+lidas