AERO Magazine
Busca

Nova fase

Aeroporto de Santarém agora funciona sob certificação operacional definitiva

Terminal agora pode receber operações regulares diurnas e noturnas de aeronaves do porto da família Boeing 737 e Airbus A320


Certificação pode atrair novos operadores aéreos ao terminal - Aena Brasil/Divugação
Certificação pode atrair novos operadores aéreos ao terminal - Aena Brasil/Divugação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu a certificação operacional definitiva do aeroporto de Santarém, administrado pela Aena Brasil.

O documento substitui a declaração operacional provisória em vigor desde agosto de 2023. A certificação foi oficializada pela portaria 15.881, publicada no Diário Oficial da União no último mês de novembro. 

A certificação é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 139, que dispõe sobre requisitos e parâmetros de procedimentos a serem observados pelos operadores de aeródromos. A prioridade é assegurar a segurança das atividades aeroportuárias. As análises feitas para a concessão do Certificado Operacional do terminal seguem as diretrizes da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que estabelece os padrões operacionais que devem ser cumpridos por aeroportos ao redor do mundo.

A certificação também identifica itens como classe de aeronaves que podem operar no aeroporto, classe contra incêndio e formas de operação. No caso de Santarém, o aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 4C, ou inferior, com pousos e decolagens podendo ocorrer no período diurno e noturno.

 “O certificado garante que o aeroporto está cumprindo as normas previstas na legislação brasileira e é resultado do trabalho de uma equipe que, diariamente, vem desempenhando o seu papel para garantir os mais altos de índices de segurança operacional e qualidade nos serviços prestados”, disse Lucival  Guerreiro, diretor do Aeroporto de Santarém. 

Por Gabriel Benevides
Publicado em 18/12/2024, às 17h26


Mais Notícias