AERO Magazine
Busca

Maior operacionalidade

Aeroporto de Londrina receberá sistema de pouso por instrumentos

O Decea fará a aquisição e instalação do sistema de pouso ILS por meio de licitação pública


O ILS aumentará a operacionalidade e segurança no aeroporto de Londrina - CCR Aeroportos
O ILS aumentará a operacionalidade e segurança no aeroporto de Londrina - CCR Aeroportos

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo anunciou recentemente a aquisição e instalação do Sistema de Pouso por Instrumento (ILS, na sigla em inglês) no aeroporto de Londrina, no Paraná.

A implementação do equipamento será realizada através de um processo licitatório conduzido pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea) e é uma reivindicação antiga dos pilotos que utilizam o aeródromo.

Essa tecnologia de navegação auxilia na aproximação e pouso de aeronaves, fornecendo orientação precisa mesmo em condições de baixa visibilidade. Utilizando sinais de rádio transmitidos a partir do solo, o sistema ajuda os pilotos a alinhar e pousar com precisão na pista.

O Decea realizou anteriormente um estudo técnico abrangente para a instalação do ILS. Esse estudo incluiu análises detalhadas, dados operacionais, condições meteorológicas prevalecentes e estatísticas de tráfego aéreo. A viabilidade da instalação na pista do Aeroporto de Londrina foi confirmada por meio desse estudo.

Para a concretização do plano, o processo envolverá várias etapas, incluindo estudos técnicos, coordenação entre as entidades, implementação de infraestrutura complementar e testes finais de homologação.

A Força Aérea Brasileira também estará envolvida na execução do projeto, por meio do ICA e do GEIV. Esses órgãos serão responsáveis, respectivamente, pela confecção das cartas aeronáuticas necessárias para pouso na pista e pela verificação final dos procedimentos estabelecidos nessas cartas.

Por Micael Rocha
Publicado em 03/07/2024, às 08h37


Mais Notícias