AERO Magazine
Busca

Principal complexo logístico do país

Aeroporto de Guarulhos movimentou 142,6 mil toneladas de carga no primeiro semestre

Principal terminal cargueiro do país, aeroporto de Guarulhos movimentou 142,6 mil toneladas de carga nos seis primeiros meses de 2023


Complexo aeroportuário de Guarulhos cobre uma área de aproximadamente 100 mil m² - Divulgação
Complexo aeroportuário de Guarulhos cobre uma área de aproximadamente 100 mil m² - Divulgação

O terminal de cargas (TECA) do aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, movimentou 142,6 mil toneladas de cargas no primeiro semestre de 2023. O registro de movimentação exclui os volumes movimentado pelos correios e as cargas domésticas.

De acordo com dados da GRU Airport, administradora do aeroporto de Guarulhos, entre os meses de janeiro a junho, cerca de 67,3 mil toneladas de cargas foram movimentadas no setor de importação, desde total, 655,6 toneladas foram processadas pelas empresas de couriers.

Já no setor de exportação, foram totalizadas 75,3 mil toneladas, sendo 1.256,6 toneladas processadas pelas empresas de entregas expressas.

Apenas no mês de junho, foram processadas 23,3 mil toneladas. Deste total, 11,1 mil toneladas foram importadas e 12,2 mil toneladas de cargas foram exportadas.

O TECA de Guarulhos foi responsável por 43% das importações processadas por via aérea no país, enquanto as exportações totalizaram em maio 53% do volume total.

Em destaque está o transporte de produtos automotivos, maquinários, fármacos e eletrônicos com respectivamente 25%, 19%, 17% e 8% de participação das cargas nacionalizadas no mês de junho.

O terminal de cargas do aeroporto de Guarulhos é o maior complexo aeroportuário do país, com uma área de 100 mil m². A estrutura dedicada ao transporte de cargas aéreas possui o maior espaço frigorífico instalado em um aeroporto brasileiro, com cerca de 30.000 mil m³ capacidade de armazenamento de importação e exportação.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 23/07/2023, às 22h00


Mais Notícias