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Após acidentes nos EUA

Boeing redesenhou nacele do motor do 737NG

Boeing informou que cumprirá o prazo para enviar as melhorias estruturais da nacele do motor dos aviões da família 737NG


Boeing 737NG é equipado com os motores CFM56-7B - CFM International
Boeing 737NG é equipado com os motores CFM56-7B - CFM International

A Boeing promoveu melhorias estruturais nas naceles dos motores dos aviões da família 737 Next Generation após recomendações da FAA, a autoridade aeronáutica dos Estados Unidos, visando garantir a integridade da aeronave em caso de quebras ou falhas das pás do motor.

A Boeing informou à FAA no último dia 19 que cumprirá o prazo para enviar alterações de projeto e emitir boletins de serviço relacionados ao redesenho das naceles dos motores dos 737NG.

Entre as mudanças nas naceles usadas nos motores CFM56 estão: reforço estrutural; redesenho dos bicos de exaustão; alterações nos parafusos, fixadores e componentes maiores e mais fortes.

A alteração da estrutura impedirá que após uma eventual quebra de lâminas do fan objetos perfurantes e em alta velocidade ultrapasse o espaço onde está alojado o motor e atinja a fuselagem. As alterações serão aplicadas em todas as cinco versões da família 737NG; -600, -700, 800, -900 e -900ER. 

As melhorias nas naceles são em resposta às falhas de fan blade out (FBO, na sigla em inglês), envolvendo dois voos da Southwest Airlines, em especial do voo 1380, quando em 17 de abril 2018 uma falha catrastrófica no motor levou ao despalhetamento e a colisão de peças em alta velocidade conta a aeronave. Na ocorrência fragmentos do motor chegaram a entrar no avião causando a morte de uma passageira e ferindo outras sete pessoas.

As recomendações foram emitidas depois que investigadores federais do NTSB, o órgão de investigação de acidentes aeronáuticos norte-americano, apontaram falhas semelhantes nos motores CFM56-7B24 de dois Boeing 737-700 da Southwest Airlines, nos eventos que ocorreram em 2016 e 2018.

SW13380
Danos na nacele do motor após depalhetamento

“Este acidente [voo 1380] demonstra que uma palheta do fan pode falhar e se liberar de forma diferente do observado durante os testes de certificação do motor e contabilizado danos estruturais da fuselagem”, disse Robert Sumwalt, na época presidente do NTSB.“É importante ir além do exame de rotina das palhetas dos fan;a integridade estrutural dos componentes da nacele do motor ... precisa ser assegurada”

De acordo com a investigação da NTSB, as cargas resultantes geradas pelo impacto da lâmina do fan, fragmentaram pedaços do motor e da nacele, que atingiram a fuselagem, causando despressurização e sugando parcialmente a passageira, que não resistiu aos ferimentos.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 22/07/2023, às 13h00


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