AERO Magazine
Busca

2021

Aeroporto de Dubai usa inteligência artificial durante a imigração

Sistema realiza todos os tramites de entrada ou saída em no máximo nove segundos


Aeroporto de Dubai

Aeroporto de Dubai tem investido em novas tecnologias que aumentam a segurança e a eficiência

O aeroporto de Dubai (DXB), nos Emirados Árabes, lançou um novo serviço de controle de passaporte expresso, usando tecnologias de reconhecimento facial e de íris. O serviço AI-technology foi criado para acelerar os processos de imigração.

O novo sistema biométrico foi introduzido em 122 portões inteligentes do aeroporto, permitindo que os passageiros concluam os procedimentos de controle de passaporte entre cinco e nove segundos, tanto nos terminais de chegada quanto de partida. No entanto, é necessário um prévio registro para acessar o serviço.

Após a inspeção do voo, os passageiros que farão o embarque poderão acessar o serviço de reconhecimento facial, que utiliza inteligência artificial para o processo de identificação.

O sistema de reconhecimento facial ou por íris amplia a segurança ao mesmo tempo que reduz o tempo necessário no processo imigratório. Além disso, por exigir um cadastro prévio o sistema pode monitorar com maior precisão e imparcialidade a movimentação de viajantes no país.

O uso de novas tecnologias no aeroporto de Dubai não é novidade recente. Em outubro de 2020, a Emirates lançou um sistema próprio para permitir procedimentos touchless (sem contato) no embarque, com o uso da biometria de reconhecimento.

Aeroporto de Dubai

Processos de embarque sem contato já é uma realidade há vários anos no aeroporto de Dubai

Por Martin Romero
Publicado em 24/02/2021, às 10h00 - Atualizado às 10h59


Mais Notícias