AERO Magazine
Busca

Transporte de esperança

Aeronaves privadas auxiliam no transporte gratuito de órgãos em São Paulo

Transporte de órgãos e aviões privados integram a nova iniciativa do governo paulista


Governo de São Paulo possui ação que utiliza aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos vitais - FAB
Governo de São Paulo possui ação que utiliza aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos vitais - FAB

O programa TransplantAR Aviação Solidária, do governo do Estado de São Paulo, é uma ação que utiliza aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos destinados a transplantes. A iniciativa busca otimizar a logística de captação e reduzir a perda de órgãos, aumentando as chances de sucesso nos procedimentos cirúrgicos.  

Lançado pelo governador Tarcísio de Freitas, o programa é fruto de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) e não gera custos aos cofres públicos. O IBA é o  responsável por selecionar os proprietários de aeronaves dispostos a doar horas de voo, utilizando helicópteros, turboélices e jatos particulares, que oferecem maior agilidade em comparação a voos comerciais.  

A Central de Transplantes será responsável por acionar o IBA sempre que houver necessidade de apoio aéreo, especialmente para o transporte de órgãos que exigem rapidez, como coração e pulmões, que precisam ser transplantados em até quatro horas após a captação.

A iniciativa também facilitará deslocamentos para áreas remotas, ampliando a frota solidária e reduzindo perdas por questões logísticas.  

Dados recentes apontam que o estado é responsável por 31% de todos os transplantes realizados no Brasil, com mais de 5 mil procedimentos realizados no primeiro semestre de 2023. Com 23 mil pessoas aguardando transplantes no estado de São Paulo, o programa traz esperança aos usuários da saúde pública no estado.

Por Micael Rocha
Publicado em 29/11/2024, às 08h00


Mais Notícias