Exercício pode ser visto como um claro aviso de força e união contra a Rússia
Os países membros da Otan e os futuros integrantes, Suécia e Finlândia, estão realizando um grande treinamento militar no mar Báltico. O exercício denominado Baltic Operations (Baltops) teve início no dia 5 e encerra amanhã (17) e englobou também operações navais de várias nações membros da aliança.
A parte aérea do treinamento reuniu diferentes modelos de aeronaves, como os Gripen C, F/A-18 Hornet, AV-8 Harrier, Eurofighter Typhoon e Panavia Tornado. Durante as missões até 40 aeronaves estiveram em voo.
"Este ano, estamos controlando o cenário Baltops 'mais pesado' na história do exercício, com um total de mais de 75 aeronaves aliadas e parceiras operando a partir de plataformas marítimas e terrestres", disse Wilhelm May, coronel e diretor do exercício aéreo.
Outros aviões especializados também compõe a parte aérea como os E-3 Sentry e A400M, modelos com finalidade de vigilância e transporte aéreo, respectivamente.
O treinamento pode ser visto como uma demosntração de força e defesa contra a Rússia, que após a invasão da Ucrânia em fevereiro, segue em conflito armado e ampliando as tensões na região do Leste Europeu.
"Estamos planejando mais de 400 missões que mais do que dobra nossas saídas do ano passado", destacou May.
Por André Magalhães
Publicado em 16/06/2022, às 10h15
+lidas