AERO Magazine
Busca

Joint venture

Acordo vai aprimorar voos da Air Transat e Porter Airlines, no Canadá

Air Transat e Porter Airlines anunciam joint venture para impulsionar planos de crescimento no mercado canadense


Porter Airlines é uma das principais clientes do Embraer 195-E2 - Divulgação
Porter Airlines é uma das principais clientes do Embraer 195-E2 - Divulgação

A Air Transat e a Poter Airlines revelaram hoje (28), planos para a formação de um modelo estratégico conjunto, conhecido como joint venture, para conquistar uma maior partipação do mercado canadense.

O acordo que aprimora os atuais voos compartilhados, permitirá que as empresas combinem rotas, horários e tarifas, aumentando as opções de voos aos clientes e proporcionando maior eficiência das operações sem custos adicionais para a Air Transat e Porter Airlines.

A integração das malhas será efetivada nos aeroportos Person, em Toronto, e do Pierre Elliott Trudeau, em Montreal, principais centros de conexões (hubs) das transportadoras, oferecendo opções de voos para oitenta destinos nas Américas, Europa, África e Caribe.

O anúncio da parceria ocorre em meio a expansão da Porter Airlines, que após a chegada do seu primeiro Embraer E195-E2 iniciou a abertura de novas rotas no país e para os Estados Unidos, enquanto a Air Transat reforça seus voos internacionais.

"A Porter será capaz de desenvolver uma rede mais robusta, aumentando a frequência de voos nas principais rotas domésticas e transfronteiriças, e entrando em novos mercados com menos tráfego ponto-a-ponto", diz Michael Deluce, presidente e CEO da Porter Airlines.

A joint venture resultaria na terceira maior rede de voos do país, formando uma opção viável para concorrer com a Air Canada, que detém cerca de 40% de participação do mercado consolidado, seguida pela WestJet que tem aproximadamente 30%.

Air Transat e Porter Airlines, são respectivamente, a terceira e quarta maior companhia aérea do Canadá, com 5% e 4% de participação, considerando voos nacionais e internacionais. 

"Através desta aliança, aceleraremos a expansão da nossa presença transatlântica, permitindo-nos alavancar o mercado interno servido pela Porter, ao mesmo tempo que permitimos uma utilização mais eficiente da nossa frota", disse Annick Guérard, presidente e CEO da Air Transat.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 28/11/2023, às 17h30


Mais Notícias