Ucrânia afirma ter abatido moderno drone russo na guerra

O drone russo Orion pode transportar 200kg e autonomia chega às 24 horas

Por André Magalhães Publicado em 11/04/2022, às 08h58

Orion é o principal UAV (drone) russo empregado no conflito com a Ucrânia - Via Twitter

A Ucrânia afirmou ter abatido um drone russo Orion drone russo Orion na última sexta-feira (8), marcando assim a primeira perda confirmada deste UAV (veículo aéreo não tripulado) no conflito entre russos e ucranianos.

Em imagens compartilhadas nas redes sociais é possível ver os destroços do UAV das forças russas, incluindo a estrela símbolo das forças armadas da Rússia.

O Orion tem o nome de projeto Inokhodets, sendo um drone tático que pode transportar uma carga útil de 200 kg, como mísseis de precisão, por exemplo. O Orion tem uma autonomia de até 24 horas e pode voar a velocidades de 200 km/h. A aeronaves permite acompanhar movimentação de tropas, insurgentes, entre outros, assim como realizar ataques aéreos de precisão.

A Rússia já havia mostrado imagens de emprego real do UAV nos combates na Ucrânia, quando o Orion destriu veículos ucranianos.

The🇷🇺Orion drone-killer was shot down by the Ukrainian Air Force on April 7.📷by🇺🇦Air Forces
Reportedly, Russia produced 30 units of this UAV and claimed its extensive use in Syria. Orion can be operated for reconnaissance or equipped with four missiles. pic.twitter.com/Gfl385CZHr

— Euromaidan Press (@EuromaidanPress) April 9, 2022

O drone turco 

Conforme esperado, o conflito atual amplicou o uso de drones. No lado ucraniano destaca-se o drone turco Baykar Bayraktar TB2. Entretanto, Kiev já perdeu algumas unidades para a defesa aérea russa.

O TB2 tem uma envergadura de 12 metros, um comprimento de 6,2 metros, um teto operacional de 30.000 pés e uma autonomia de 24 horas e pode transportar mísseis e bombas.

 

aeronave notícias de aviação avião aviação Rússia Ucrânia Militar Drone UAV guerra Abate

Leia também

Rússia pode estar usando drones kamikazes em guerra na Ucrânia
Drone russo realiza lançamento de bomba real