O drone russo Orion pode transportar 200kg e autonomia chega às 24 horas
Por André Magalhães Publicado em 11/04/2022, às 08h58
A Ucrânia afirmou ter abatido um drone russo Orion drone russo Orion na última sexta-feira (8), marcando assim a primeira perda confirmada deste UAV (veículo aéreo não tripulado) no conflito entre russos e ucranianos.
Em imagens compartilhadas nas redes sociais é possível ver os destroços do UAV das forças russas, incluindo a estrela símbolo das forças armadas da Rússia.
O Orion tem o nome de projeto Inokhodets, sendo um drone tático que pode transportar uma carga útil de 200 kg, como mísseis de precisão, por exemplo. O Orion tem uma autonomia de até 24 horas e pode voar a velocidades de 200 km/h. A aeronaves permite acompanhar movimentação de tropas, insurgentes, entre outros, assim como realizar ataques aéreos de precisão.
A Rússia já havia mostrado imagens de emprego real do UAV nos combates na Ucrânia, quando o Orion destriu veículos ucranianos.
The🇷🇺Orion drone-killer was shot down by the Ukrainian Air Force on April 7.📷by🇺🇦Air Forces
— Euromaidan Press (@EuromaidanPress) April 9, 2022
Reportedly, Russia produced 30 units of this UAV and claimed its extensive use in Syria. Orion can be operated for reconnaissance or equipped with four missiles. pic.twitter.com/Gfl385CZHr
Conforme esperado, o conflito atual amplicou o uso de drones. No lado ucraniano destaca-se o drone turco Baykar Bayraktar TB2. Entretanto, Kiev já perdeu algumas unidades para a defesa aérea russa.
O TB2 tem uma envergadura de 12 metros, um comprimento de 6,2 metros, um teto operacional de 30.000 pés e uma autonomia de 24 horas e pode transportar mísseis e bombas.