Drones Do-DT45 podem atingir velocidades de mais de 800 km/h e permite simular alvos aéreos como caças e mísseis de cruzeiro
Por André Magalhães Publicado em 29/11/2022, às 09h25
A Airbus anunciou que produziu mais de 2.000 unidades do drone Do-DT45, que é utilizado como alvo aéreo, simulando o comportamento de aviões e mísseis de cruzeiro.
A aeronave não tripulada de número 2.000 será utilizada no exercício militar Andøya Space Defense, que ocorrerá na Noruega.
O veículo aéreo não tripulado pode atingir uma altitude de até 25.000 pés e uma velocidade de 814 km/h. O modelo é muito utilizado no treinamento de interceptacão e destruição de alvos aéreos, simulando uma aeornave hostil, como um drones, caças ou mesmo mísseis de cruziero.
"A esse respeito, damos nossa contribuição para um mundo mais seguro com a mais profunda convicção: com nossos drones e serviços de alvos aéreos, os defensores aéreos podem se preparar em caso de ameaças e salvar vidas”, afirmou Frank Härtel, chefe de sistemas e serviços de alvos da Airbus Defence and Space.
O uso de drones se tornou uma realidade no campo militar, desde o treinamento até operações de combate real, realizando ataques diversos contra alvos. A guerra da Ucrânia é um exemplo disso, ambos países envolvidos utilizam drones em uma vasta gama de ataques. Os Estados Unidos foram pioneiros no uso cotidiano de drone em ações de combate, em especial atacando grupos terroristas.
O investimento em veículos aéreos não tripulados é crescente em todo o mundo. Para além dos EUA, Rússia, China e países europeus, destaca-se a Turquia que está lançando um drone furtivo aos radares.