AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

As cinco maiores rotas operadas pelo Boeing 737 MAX

Conheça as cinco maiores rotas comerciais operadas pelo Boeing 737 MAX no mundo. Duas delas partem do Brasil


Gol lidera ranking de voos mais longos com o Boeing 737 MAX, na rota Brasília-Orlando, ampliando presença internacional - Divulgação
Gol lidera ranking de voos mais longos com o Boeing 737 MAX, na rota Brasília-Orlando, ampliando presença internacional - Divulgação

A rota mais longa do mundo operada por um Boeing 737 MAX é da Gol Linhas Aéreas, entre os aeroportos internacionais de Brasília e de Orlando, nos Estados Unidos, com 3.778 milhas náuticas (6.080 km).

Até dezembro, a companhia brasileira realizará cerca de quinhentos voos em cada direção nessa rota, o que equivale a uma média de dez frequências semanais, além de ser a única a oferecer voos nesta rota, utilizando sua frota em configuração internacional, com 176 assentos — cinco fileiras iniciais em classe premium economy, com o assento do meio bloqueado.

A frota atual da companhia conta com 57 aeronaves desse modelo, e mais 46 unidades estão encomendadas. A empresa ainda aguarda a certificação do 737 MAX 10, do qual possui trinta unidades em pedido firme, mas pode reavaliar essas encomendas conforme a necessidade de frota.

Orlando tornou-se um dos principais destinos de lazer conectados diretamente ao Brasil, com seis aeroportos brasileiros recebendo voos regulares. Além de Brasília e Fortaleza pela Gol, a Azul Linhas Aéreas opera voos para Belo Horizonte, Recife e Campinas. A Latam Airlines, por sua vez, voa de São Paulo (GRU) para Orlando.

Outras rotas longas com o 737 MAX 8 também demonstram a crescente versatilidade da aeronave em voos intercontinentais. A segunda mais extensa é da Arajet, entre Santo Domingo, na República Dominicana, e Buenos Aires, na Argentina, com 3.734 milhas (6.009 km).

A terceira, também da Arajet, liga Punta Cana a Buenos Aires, com 3.728 milhas (5.999 km). A empresa dominicana, com sede em Santo Domingo e hub secundário em Punta Cana, está se posicionando como uma low cost pan-americana e já mira novas rotas para os Estados Unidos.

A quarta posição do ranking também é da Gol, com a rota entre Brasília e Cancún, no México, que tem 3.663 milhas (5.895 km) e contará com 135 voos por sentido até dezembro. A quinta mais longa rota com o 737 MAX 8 é da Icelandair, ligando Reykjavík, na Islândia, a Denver, nos Estados Unidos, com 3.622 milhas (5.829 km).

Por Marcel Cardoso
Publicado em 29/07/2025, às 09h34


Mais Notícias