AERO Magazine
Busca

Volta ao mundo

Volta ao mundo sobre os polos em avião construído em casa

Feito do piloto espanhol reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional


Michel Gordillo, ex-comandante da família Airbus A320 da Iberia e ex-piloto da Força Aérea Espanhola, reuniu suas 15.000 horas de voo para, com o auxílio das três filhas, construir na garagem na casa da sua família em Madri, um avião leve Van's Aircraft RV-8. 

O comandante Gordillo foi reconhecido pela Fèdèration Aéronautique Internationale (FAI), como sendo o primeiro piloto a voar sobre o Polo Norte e o Polo Sul em um avião homebuilt (construção caseira) com peso inferior a 1.750 kg. Ele foi também o único piloto a sobrevoar a Antártida em um monomotor.

 Além de realizar seus sonhos de aventureiro, Gordillo explicou que a principal missão do seu “Sky Polaris” foi o de coletar dados críticos sobre o acúmulo de carbono negro na atmosfera em regiões remotas da Terra.

Dadas a altitude e a velocidade, o “Sky Polaris” obteve alguns dados únicos da atmosfera sobre os polos, região amazônica e áreas desérticas durante seu voo, que serão distribuídos a cientistas em todo o mundo.

A eficiência no aproveitamento do combustível e a confiabilidade da pequena aeronave foram, naturalmente, vitais para as grandes áreas sobrevoadas. 

A viagem recorde do “Sky Polaris” que terminou em 27 de dezembro de 2016: 

  • Distância coberta: 76.404 km
  • Perna mais longa: 4.532 km
  • Países visitados: 25
  • Maior altitude: 4.725 m
  • Capacidade de combustível: 725 litros

Ernesto Klotzel
Publicado em 05/01/2017, às 11h28 - Atualizado às 18h27


Mais Notícias