Feito do piloto espanhol reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional
Michel Gordillo, ex-comandante da família Airbus A320 da Iberia e ex-piloto da Força Aérea Espanhola, reuniu suas 15.000 horas de voo para, com o auxílio das três filhas, construir na garagem na casa da sua família em Madri, um avião leve Van's Aircraft RV-8.
O comandante Gordillo foi reconhecido pela Fèdèration Aéronautique Internationale (FAI), como sendo o primeiro piloto a voar sobre o Polo Norte e o Polo Sul em um avião homebuilt (construção caseira) com peso inferior a 1.750 kg. Ele foi também o único piloto a sobrevoar a Antártida em um monomotor.
Além de realizar seus sonhos de aventureiro, Gordillo explicou que a principal missão do seu “Sky Polaris” foi o de coletar dados críticos sobre o acúmulo de carbono negro na atmosfera em regiões remotas da Terra.
Dadas a altitude e a velocidade, o “Sky Polaris” obteve alguns dados únicos da atmosfera sobre os polos, região amazônica e áreas desérticas durante seu voo, que serão distribuídos a cientistas em todo o mundo.
A eficiência no aproveitamento do combustível e a confiabilidade da pequena aeronave foram, naturalmente, vitais para as grandes áreas sobrevoadas.
A viagem recorde do “Sky Polaris” que terminou em 27 de dezembro de 2016:
Ernesto Klotzel
Publicado em 05/01/2017, às 11h28 - Atualizado às 18h27
+lidas