AERO Magazine
Busca

Compilação de explosões

Vídeo do milionário Elon Musk mostra fracassos da programa espacial Space X

Projetista do carro elétrico Tesla revela sem pudores tudo o que deu errado em sua tentativa de construir um foguete para fazer voos orbitais com passageiros




É preciso muita autoconfiança para gravar em vídeo com os vários insucessos de um programa espacial antes do êxito de algo tão crítico quanto um foguete para, um dia, fazer o transporte de cargas e passageiros no espaço.

Empresário milionário que projetou o carro elétrico Tesla e fundou uma fábrica de baterias e de pilhas voltaicas e se concentra agora nos lançamentos do foguete “Falcon” com sua variedade de cápsulas na ‘Space X’, Elon Musk já se acostumou às operações aeroespaciais bem-sucedidas. 

Mas, no filme, a sucessão de explosões parece um gigantesco show pirotécnico para quem assiste. São vários acidentes, dá subida à tentativa de pouso do primeiro estágio na vertical no local do lançamento ou outra plataforma. Cada um deles, hoje, totalmente assimilados. 

O mais engraçado são as legendas, misto de ironia e senso de humor. Estas duas dão uma boa mostra do tom do vídeo: ”Como não pousar um foguete orbital” ou “Tecnicamente o estágio pousou... só não foi em um único pedaço”.

Existem incêndios, tombamentos, desintegrações e mesmo vazamento de perigosos combustíveis de sobra para ilustrar a persistência e a superação de Elon Musk em provar seu conceito de viagem orbital para passageiros, transporte de cargas à Estação Espacial Internacional, colocação de satélites em órbita e tudo mais que os milionários recursos do empreendedor sul-africano permitem em criatividade espacial. 

Na prática, ela mostra muita coragem e, como se diz, “dá a cara para bater”, ainda que tente se impor em um mercado tão complexo quanto competitivo. Por outro lado também, mostra o tamanho da dificuldade de se explorar o espaço. 

Veja o vídeo com a compliação de falhas do Space X. 

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 05/10/2017, às 10h47 - Atualizado às 11h15


Mais Notícias