Aeronave oferece 197 lugares e chegou a tempo de ser usado na temporada de verão do hemisfério Norte
O primeiro Boeing 737 MAX 8-200 foi entregue para a low-cost irlandesa Ryanair hoje (16). A empresa é cliente de lançamento da versão de maior densidade da família 737 MAX, com quase duzentos lugares em classe única.
A aeronave, prefixo EI-HEN, partiu de Seattle (BFI), nos Estados Unidos, no fim da madrugada de hoje (horário local), e pousou em Dublin (DUB), durante a tarde.
EI-HEJ 737-8 200 @Ryanair painted on the flight line. This is the first #737MAX that no longer carries any reference to "737 MAX" or "737-8200" on the nose like previously painted Ryanair MAX's pic.twitter.com/lSOiDsmuug
— Woodys Aeroimages (@AeroimagesChris) September 16, 2019
O modelo foi certificado pela Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa), em abril.
A Ryanair vinha pressionando a Boeing para antecipar a entrega dos primeiros aviões, visto a necessidade de aproveitar o crescimento da demanda projetado para a temporada de verão no hemisfério norte. Com a imunização em massa no Reino Unido e parte da Europa, a previsão é de maior procura por viagens, especialmente com tarifas de baixo custo.
O 737 MAX 8-200 tem capacidade para 197 lugares, doze a mais do que o modelo padrão, e a distância entre fileiras é de 71 centímetros, uma das menores existente. Para que os assentos adicionais pudessem ser implementados, a galley traseira foi retirada.
A companhia irlandesa tem 210 pedidos firmes para a variante, com mais cem opções de compra. Das 24 aeronaves que deverão ser entregues nas próximas semanas, doze foram fabricadas em 2019, quando o 737 MAX teve suas operações suspensas por conta dos acidentes fatais envolvendo unidades da Lion Air e da Ethiopian Airlines. Por vários meses a Boeing manteve aberta a linha de produção, na ocasião apostando em uma retomada dos voos no curto prazo, o que acabou não ocorrendo.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 16/06/2021, às 17h20 - Atualizado às 17h43
+lidas