AERO Magazine
Busca

Alta densidade

Versão de maior capacidade do 737 MAX é entregue para a Ryanair

Aeronave oferece 197 lugares e chegou a tempo de ser usado na temporada de verão do hemisfério Norte


O primeiro Boeing 737 MAX 8-200 foi entregue para a low-cost irlandesa Ryanair hoje (16). A empresa é cliente de lançamento da versão de maior densidade da família 737 MAX, com quase duzentos lugares em classe única.

A aeronave, prefixo EI-HEN, partiu de Seattle (BFI), nos Estados Unidos, no fim da madrugada de hoje (horário local), e pousou em Dublin (DUB), durante a tarde.

O modelo foi certificado pela Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa), em abril.

A Ryanair vinha pressionando a Boeing para antecipar a entrega dos primeiros aviões, visto a necessidade de aproveitar o crescimento da demanda projetado para a temporada de verão no hemisfério norte. Com a imunização em massa no Reino Unido e parte da Europa, a previsão é de maior procura por viagens, especialmente com tarifas de baixo custo.

O 737 MAX 8-200 tem capacidade para 197 lugares, doze a mais do que o modelo padrão, e a distância entre fileiras é de 71 centímetros, uma das menores existente. Para que os assentos adicionais pudessem ser implementados, a galley traseira foi retirada.

A companhia irlandesa tem 210 pedidos firmes para a variante, com mais cem opções de compra. Das 24 aeronaves que deverão ser entregues nas próximas semanas, doze foram fabricadas em 2019, quando o 737 MAX teve suas operações suspensas por conta dos acidentes fatais envolvendo unidades da Lion Air e da Ethiopian Airlines. Por vários meses a Boeing manteve aberta a linha de produção, na ocasião apostando em uma retomada dos voos no curto prazo, o que acabou não ocorrendo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Marcel Cardoso
Publicado em 16/06/2021, às 17h20 - Atualizado às 17h43


Mais Notícias