AERO Magazine
Busca

Mais um passo concluído

Versão de carga do Airbus A321 recebe certificação da EASA

O A321P2F recebeu o certificado de tipo suplementar (STC) da Agência de Segurança da União Europeia (EASA) um mês após o seu primeiro protótipo voar pela primeira vez


O Programa que teve o seu lançamento em 2015, é fruto de uma colaboração entre a ST Engineering, Airbus e EFW por meio de uma joint venture, recebeu a certificação de tipo suplementar (STC) da Agência de Segurança de Aviação da União Europeia (EASA) pela conversão do A321 de passageiros para versão cargo (P2F).

Para Lim Serh Ghee, presidente do setor aeroespacial da ST Engineering “O rápido processo de obtenção do certificado STC da EASA dias depois do nosso primeiro teste de voo é decorrente do ponto forte da nossa engenharia envolvendo o projeto P2F. Com este STC, podemos adicionar em um futuro próximo mais novidades no projeto do Airbus P2F, para que possamos fornecer uma ampla gama de soluções atraentes para o setor de carga” 

LEIA TAMBÉM

Andreas Hermann, vice-presidente da Airbus comemorou a certificação e comentou “É muito bom poder comemorar mais um marco com os nossos parceiros de longa data, a ST Engineering e a EFW prestam uma forte cooperação e comprometimento neste empreendimento de conversão de cargueiros, com esta aprovação da EASA, estamos confiantes que diversos operadores no futuro irão demonstrar interesse no A321P2F, que será um produto altamente capacitado para atender a qualquer tipo de demanda operacional, nos deixando ansiosos para que este novo projeto de aeronave entre em serviço em breve.”

O novo cargueiro A321P2F realizou o seu primeiro voo durante o durante o Singapore Air Show em janeiro

“A EFW é um centro de excelência na conversão de cargueiros da Airbus, tendo 20 anos de experiência e mais de 200 cargueiros convertidos para mais de 40 clientes em todo o mundo” disse Dr. Andreas Sperl, CEO da EFW, “O A321P2F oferece várias vantagens exclusivas, dentre elas, o menor custo operacional e possui o seu convés superior e inferior totalmente em contêiner, se tornando o substituto perfeito para o antigo Boeing 757 convertido em cargueiro.”

Lançado em 2015, o A321P2F é um programa exclusivo da Airbus que conta com a colaboração da ST Engineering e EFW. A ST Engineering é responsável por desenvolver a engenharia do projeto, até receber os principais certificados da EASA e FAA para poder entrar em operação, já a EFW fica responsável por liderar todo o programa, que vai desde o marketing até as vendas e suporte ao cliente. Estas duas empresas são os únicos fornecedores no mundo a oferecer conversões de cargueiros da Airbus por meio de engenharias autênticas, tornando os projetos mais confiáveis e robustos. 

O A321P2F é o substituto ideal para a antiga geração de cargueiros com corredor único, sendo o primeiro projeto que oferece a possibilidade de carregamento em container tanto no seu convés principal (em até 14 posições) quanto no seu convés inferior (até 10 posições), podendo transportar até 27,9 toneladas por 2.300 nm (4.200 km), se tornando o tipo de aeronave ideal para operações domésticas e regionais. 

Por Gabriel Benevides
Publicado em 29/02/2020, às 10h55 - Atualizado às 14h24


Mais Notícias