AERO Magazine
Busca

Alguns novos detalhes

USAF revela novas fotos do bombardeiro B-21 Raider

Futuro bombardeiro B-21 Raider é a mais nova arma de dissuasão da USAF e fará primeiro voo neste ano


B-21 Rider substituirá o icônico B-2A Spirit e o supersônico B-1B Lancer - USAF
B-21 Rider substituirá o icônico B-2A Spirit e o supersônico B-1B Lancer - USAF

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) revelou novas fotos do B-21 Raider, o seu novo bombardeiro furtivo e que está em fase avançada de desenvolvimento.

A imagem em destaque foi feita de um ângulo superior as anteriores, tornando possível visualizar mais detalhes do avião, em especial as entradas de ar e o formato básico, pontos que não eram perceptíveis nas primeiras fotos publicadas no final do ano passado.

A apresentação do B-21 ocorreu em dezembro de 2022 e a transmissão acompanhada ao vivo pela AERO Magazine. De acordo com a Northrop Grumman, fabricante do avião, o primeiro voo está previsto para ocorre ainda neste semestre e deverá ter como destino a pista principal da base aérea de Edwards, localizado poucos quilômetros da Plant 42, ambos na Califórnia.

Atualmente seis unidades estão em fases diferentes de montagem. A Northrop não confirmou quais e quantos aviões vão participar da campanha de ensaios em voo e nem os prazos para serem entregues para a USAF. A expectativa é que o modelo operacional tenha algumas diferenças visuais e técnicas em relação ao primeiro protótipo, seguindo os refinamentos naturais que ocorrem ao longo do desenvolvimento do programa.

Saiba mais...

Pouco se sabe deste avião, mas a empresa divulgou 10 pontos relevantes sobre o novo bombardeiro da USAF. Alguns deles são:

  • Sexta Geração: O fabricante considera o B-21 como a primeira aeronave de sexta geração do mundo graças a nova geração de tecnologias furtivas, recursos avançados de rede e uma arquitetura de sistemas abertos. Todavia, o conceito de geração é aplicado apenas aos caças, o que torna a sexta geração muito mais uma questão de marketing.
  • Arquitetura aberta: Um diferencial do Raider será a forma inovadora de código aberto, onde a atualização, ao contrário de outros aviões, poderá incorporar novas tecnologias, armas e capacidades por meio de atualizações de software fornecido por terceiros.
  • Espinha Dorsal: No futuro o B-21 Raider será a espinha dorsal dos bombardeiros norte-americanos, como um considerável fator de dissuasão, com capacidade de transporte e uso de armas nucleares, que o tornará uma das tríades nucleares dos EUA.
  • Capacidade ampliada: O fabricante afirma que o bombardeiro não será somente um transportador e liberador de bombas, mas também cumprirá missões de vigilância, inteligência, reconhecimento e ataque eletrônico.
  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 07/03/2023, às 15h40


Mais Notícias