AERO Magazine
Busca

Atualização

USAF concede contrato bilionário para modernizar o F-22 Raptor

A modernização do caça stealth será conluída em 2031


Caça F-22 Raptor da USAF

Caça de superioridade aérea F-22 Raptor | Foto: USAF/Emily Smallwood

A fabricante Lockheed Martin recebeu, um contrato bilionário US$ 10, 9 bilhões da força aérea dos Estados Unids (Usaf) para a modernização do caça de superioridade aérea F-22 Raptor, o primeiro caça de 5º geração.

De acordo com as informações, o processo de modernização deverá ser concluído em 2031 e todo o processo será realizado na unidade do fabricante em Fort Worth, no estado do Texas.

O programa de modernização recebeu o nome de ARES (Advanced Raptor Enhancement and Sustainment) e ocorre na sequência ao contrato Raptor Enhancement, Development and Integration II (REDI II), que realizou a primeira etapa de atualizações do caça. Porém, a Usaf não detalhou quais sistemas serão aperfeiçoados ou substituídos. O contrato segue o modelo de entrega indefinida/quantidade indefinida (ID/IQ) sem revelar quais e quantas aeronaves vão passar pelo programa de modernização.

F-22 Raptor deverá passar por seu primeiro processo de modernização de grande porte | Foto:Usaf/Tiffany Price

Quando essa modernização for concluída, o Raptor já poderá estar no fim de sua vida útil. O famoso caça teve seu desenvolvimento em 1991, fez o primeiro voo em 1997, e em 2005, entrou em serviço ativo na Usaf. Porém, os elevados custos operacionais e a pequena quantidade de células produzida poderá fazer do Raptor um dos aviões com a menor carreira recente entre caças dos Estados Unidos.

O tenente-general Clinton Hinote, vice chefe do Estado-Maior da Força Aérea para estratégia, integração e requisitos, disse em uma entrevista no mês de maio, que a Usaf planeja usar o F-22 Raptor como ponte até que o programa Domínio Aéreo de Próxima Geração esteja em andamento.

“Simplesmente não será a ferramenta certa para o trabalho, especialmente quando estamos falando sobre defender nossos amigos como Taiwan, Japão e Filipinas contra uma ameaça chinesa que cresce cada vez mais”, disse Hinote, ao site Defense News.

Hoje a Usaf opera cerca de 187 unidades do caça, que junto do irmão mais novo F-35A, são as aeronaves mais modernas dos Estados Unidos. Além dos EUA, apenas a Rússia, com o SU-57 e a China, com o J-20 operam caças de 5º geração atualmente.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

André Magalhães
Publicado em 08/11/2021, às 15h30 - Atualizado às 21h41


Mais Notícias