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United Airlines investe em avião com design futurista

United Airlines investe na JetZero para apoiar o desenvolvimento de aviões com asa integrada (BWB) e reduzir emissões


Startup desenvolve o modelo Z4, que pode reduzir o consumo de combustível em até 50% por passageiro-quilômetro - Divulgação
Startup desenvolve o modelo Z4, que pode reduzir o consumo de combustível em até 50% por passageiro-quilômetro - Divulgação

A United Airlines anunciou na quinta-feira (25), um investimento estratégico na JetZero, startup norte-americana que desenvolve aeronaves com design de asa integrada, conhecido como Blended Wing Body (BWB).

O acordo inclui a possibilidade de encomenda de até 100 aeronaves, com opção de compra de outras 100, condicionado ao cumprimento de metas técnicas e operacionais.

A JetZero está desenvolvendo o modelo Z4, projetado para transportar até 250 passageiros, com capacidade para operar tanto com combustível de aviação convencional quanto com misturas sustentáveis, visando maior eficiência ambiental. 

O conceito tem sido estudado há mais de 40 anos, e nos modelos em túnel de vento e simulações computacionais consegue reduzir o arrasto aerodinâmico e distribui a sustentação por toda a estrutura aeronave. Segundo a startup, o design pode reduzir em até 50% o consumo de combustível por passageiro-quilômetro em comparação com aeronaves de porte similar.

A JetZero afirma que o Z4 poderá operar em altitudes mais elevadas, favorecendo a eficiência em rotas transatlânticas. Um exemplo citado pela empresa é a possibilidade de economizar até 45% de combustível em voos como entre a cidade Newark, nos EUA, e Palma de Maiorca, na Espanha, em comparação com modelos tradicionais.

O projeto também busca compatibilidade com a infraestrutura aeroportuária existente, sem necessidade de alterações em pistas, pátios ou pontes de embarque.

Além da eficiência operacional, o modelo propõe inovações na experiência dos passageiros, como assentos maiores em todas as classes, compartimentos exclusivos de bagagem de mão para cada assento e corredores internos múltiplos para agilizar o embarque. O projeto também prevê melhorias em acessibilidade, incluindo banheiros adaptados e corredores mais amplos.

Entre os principais entraves estão o elevado custo de desenvolvimento e as barreiras regulatórias. Há anos, autoridades e fabricantes discutem os requisitos de certificação para aeronaves BWB, que, até o momento, não atendem plenamente aos padrões atuais de segurança.

Ainda assim, o desenvolvimento da aeronave conta com o apoio militar. Em 2023, a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) firmou contrato de US$ 235 milhões com a JetZero para acelerar o desenvolvimento de um demonstrador em escala real, visando explorar o potencial do conceito BWB para aeronaves de transporte e reabastecimento aéreo — setores que representam cerca de 60% do consumo anual de combustível da aviação militar americana.

O investimento da United Airlines foi realizado por meio do fundo United Airlines Ventures (UAV), criado para apoiar startups com potencial de influenciar o futuro da aviação. A companhia destaca que a iniciativa está alinhada ao objetivo de alcançar emissões líquidas zero até 2050.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 25/04/2025, às 15h37


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