AERO Magazine
Busca

Inspeção na porta de emergência

United Airlines encontrou parafusos soltos no Boeing 737 MAX 9

United Airlines encontrou parafusos soltos durante inspeção na porta intermediária da fuselagem do Boeing 737 MAX 9


United Airlines é a maior operadora do MAX 9 - Reprodução
United Airlines é a maior operadora do MAX 9 - Reprodução

A United Airlines encontrou parafusos soltos no tampão da porta intermediária de alguns de seus Boeing 737 MAX 9, durante as inspeções exigidas depois de uma falha estrutural em um avião da Alaska Airlines.

Em memorando interno, a United diz que "desde que iniciamos as inspeções preliminares no sábado, encontramos casos que parecem estar relacionados a problemas de instalação no tampão da porta – por exemplo, parafusos que precisavam de aperto adicional."

Ainda de acordo com o documento, "essas descobertas serão corrigidas por nossa equipe de operações técnicas para retornar a aeronave ao serviço com segurança."

As inspeções já foram realizadas na maioria dos 79 aviões do modelo que compõem a frota da transportadora. O trabalho exige cinco técnicos por aeronave, que verificam toda a estrutura e vedação da porta.

A análise segue a Diretiva de Aeronavegabilidade de Emergência (EAD, na sigla em inglês), publicada no último sábado pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), suspendendo os voos com o MAX 9.

Em comunicado, a Boeing diz que a "medida que os operadores realizam as inspeções necessárias, mantemos contato próximo com eles e ajudaremos a resolver todas e quaisquer descobertas. Temos o compromisso de garantir que cada avião Boeing atenda às especificações de projeto e aos mais altos padrões de segurança e qualidade. Lamentamos o impacto que isso teve sobre nossos clientes e seus passageiros."

A frota mundial possui 214 unidades do MAX 9, sendo que 189 deles possuem o tampão que reveste a porta emergencial intermediária. A United Airlines é a maior operadora da variante, seguida pela também norte-americana Alaska Airlines, com 65 exemplares e a panamenha Copa Airlines, que possui 29.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 08/01/2024, às 21h00


Mais Notícias