Parafusos soltos no sistema de controle do leme foram identificados por um operador do Boeing 737 MAX
A Boeing solicitou às companhias aéreas inspecionem o 737 MAX para identificar possíveis parafusos soltos no sistema de controle do leme do avião de fuselagem estreita.
A medida comunicada a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), pede aos operadores dos mais novos 737 MAX, inspeções em tirantes específicos que controlam o movimento do estabilizador vertical em busca de possíveis componentes soltos ou ausentes.
A decisão ocorre depois que um cliente fora dos Estados Unidos identificou um parafuso sem porca em um mecanismo na ligação de controle do leme. Nas instalações da Boeing, uma aeronave não entregue estava com uma porca fora dos padrões.
A fabricante propõe que a averiguação no bimotor ocorra dentro de duas semanas, e afirma que os aviões do modelo podem continuar voando com segurança. A empresa não interromperá a produção e as entregas.
A FAA está monitorando de perto as inspeções direcionadas e pede que as companhias aéreas que "trabalhem através de seus Sistemas de Gestão de Segurança aprovados para identificar se algum hardware solto foi detectado anteriormente e fornecer à agência detalhes sobre a rapidez com que essas inspeções de duas horas podem ser concluídas."
Os reguladores norte-americanos ressaltam que podem propor novas recomendações com base em qualquer descoberta adicional.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 28/12/2023, às 13h40
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