AERO Magazine
Busca

Com as cores da bandeira

Ucrânia está usando MiG-29 da esquadrilha em combates reais

Vídeo mostra MiG-29 da esquadrilha ucraniana agora equipados com mísseis ar-ar


A Ucrânia ampliou o uso de caças contra as ofensivas da Rússia - Ministério da Defesa da Ucrânia
A Ucrânia ampliou o uso de caças contra as ofensivas da Rússia - Ministério da Defesa da Ucrânia

Um caça MiG-29 Fulcrum da força aérea da Ucrânia está atuando na guerra contra a Rússia ostentando as cores da bandeira nacional. O avião pertencia a equipe de demonstração aérea da Ucrânia, os Ukrainian Falcons, que utilizavam o MiG-29 Fulcrum antes da guerra.

Mesmo sendo a conversão de função do avião, que deixou de ser usado como avião de acrobacias e retomou a sua função original de combate, a aparição do caça com as cores nacionais é vista como uma demonstração de motivação moral, mesma que limitada, da força aérea.

Imagens mostram o MiG-29 agora equipado com mísseis R-73 guiados por infravermelho e R-27R guiados por radar, ambos de fabricação russa. 

Outro ponto que deve-se destacar, tanto pelo aspecto operacional quanto moral, são as peças de reposição enviadas pelos Estados Unidos, que estão ajudando de alguma forma o uso de alguns aviões pelos ucranianos.

Desde o começo do conflito, que já dura mais de 100 dias, Kiev tem solicitado o envio de mais caças para reequipar sua força aérea, que sofreu grandes perdas nos primeiros dias de guerra. Contudo, o fornecimento de caças de origem soviética aos ucranianos segue confusa, com alguns boatos negando e outros afirmando o envio de mais unidades.

Mesmo com a desvantagem tecnologia e númerica, a força aérea da Ucrânia tem obtido êxito em algumas missões, principalmente em ataques a comboios russos, mas também em missões ar-ar. Recenetemente, a Ucrânia afirmou que um MiG-29 do país abateu um caça Su-35 russo, uma aeronave tecnologicamente bem superior ao veteranos MiG-29 Fulcrum.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 09/06/2022, às 09h55


Mais Notícias