AERO Magazine
Busca

Apoio Aéreo

Turquia movimentou aviões militares após fortes terremotos

Terremotos atingiram magnitudes de 7.8 graus, na Escala Richter. Aviões e drones militares estão já estão atuando


Aeronaves de transporte são cruciais em operações humanitárias - Divulgação
Aeronaves de transporte são cruciais em operações humanitárias - Divulgação

A Turquia está movimentando aeronaves militares para prestar apoio humanitário à população atingida por dois fortes terremotos que ocorreram no país na noite entre domingo (5) e a manhã do dia seguinte. 

Aeronaves A-400M e C-130 foram deslocadas para o sul do país com equipes e equipamentos para as operações de busca e salvamento. Além dos cargueiros, a força aérea turca está utilizado drones na coordenação das atividades de apoio humenitário.

Ambos os terremotos atingiram magnitudes superiores a sete na Escala Richter, causando mortes, não apenas da Turquia, mas também na Síria. De acordo com as últimas informações, o número total óbitos nos dois países já ultrapassou 2.400, e milhares de pessoas estão feridas.

Um dos terremotos atingiu magnidude de 7.8 e destruiu a pista do aeroporto de Hatay, localizada no sul da Turquia. A pista se partiu em duas e as operações foram suspensas.

Os aeroportos de Kahramanmaraş (KCM) e Gaziantep (GZT) também tiveram as operações suspensas para que sejam utilizados por aeronaves de resgate. O governos de países vários países já anunciaram envio de ajuda humantária e de equipes de busca e salvamento.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 06/02/2023, às 10h25


Mais Notícias