Ofensiva turca

Turquia apresenta helicóptero de ataque aos militares brasileiros

T129 Atak está entre dos mais sofisticados helicópteros da atualidade e conceito atende as ambições do exército brasileiro


A Turkish Aerospace anunciou que apresentará no Brasil o helicóptero de ataque T129 Atak. A aeronave estará exposta também na LAAD 2019, que acontecerá entre os dias 2 e 5 de abril de 2019 no Rio de Janeiro. Além disso, o fabricante promoverá previamente o T129 Atak Brasil Roadshow.

Durante o Roadshow, a Turkish Aerospace deverá demonstrar as capacidades e desempenho do T129 em Taubaté, na principal base de operações aéreas do Exército Brasileiro.

O T129 Atak é um helicóptero bimotor de ataque, com dois lugares em tandem, especificamente projetado para fins de combate e reconhecimento. Sendo derivado do Leonardo A129 Mangusta, o modelo incorpora sistema aperfeiçoado, novos motores LHTEC CTS 800-4A, melhorias na suíte de aviônicos, sensores e armas, fuselagem modificada, trem pouso reforçado e novo rotor de cauda. O primeiro lote de T129 Atak foi entregue às forças armadas turcas, estando já em serviço ativo no país. Como membro integrante da Otan, as Turquia tem buscado estar na vanguarda tecnológica, muitas vezes buscando soluções de mercado adaptadas as suas necessidades, como o caso do T129.​ O modelo turco se difere de seu irmão italiano por melhorias de projeto, assim como por uma campanha de vendas patrocinada por Ancara, que deve trazer oportunidades de financiamento e parceria para possíveis compradores internacionais.

O Exército Brasileiro há mais de duas décadas vem conduzindo um programa de modernização e ampliação de suas capacidades aéreas. Um dos objetivos futuros é dispor de um helicóptero de ataque dedicado, assim como de uma aeronave de asa fixa.

Por: Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação

Publicado em 20 de Março de 2019 às 15:00


Notícias Atak T129 Turkish Aerospace Leonargo Mangusta A129