AERO Magazine
Busca

Turbo-hélice da Embraer poderá ter sociedade com empresa turca

CEO da Turkish Aerospace cita acordo preliminar para um novo avião


Futuros aviões podem compartilhar fuselagem e sistemas com os atuais E-Jet E2

A Embraer pode estar negociando um acordo com a Turquia para produção de um novo avião comercial turbo-hélice. O projeto seria realizado em conjunto com a Turkish Aerospace.

Segundo o jornal Posta Gazetesi Ankara (Gazeta de Ancara), o Temel Kotil, CEO da Turkish Aerospace afirmou ter um acordo preliminar relacionado ao futuro turbo-hélice.

“A Embraer está fazendo um projeto de avião a hélice. Fizemos um acordo preliminar. Eu vejo uma lacuna neste mercado. Aeronaves turbo-hélice existentes, por exemplo, permaneceram da geração mais antiga”, afirmou Kotil ao Posta.

O periódico cita que o avião pode utilizar a fuselagem da atual família E-Jet, mais especificamente das versões E170 e E175.

Ainda que sem anunciar oficialmente planos para uma nova aeronave comercial, a Embraer divulgou uma série de imagens ilustrativas com algumas perspectivas estudadas. O modelo poderá ter capacidade entre 75 e 90 lugares, tendo como foco atender a demanda existente entre os atuais aviões da franco-italiana ATR e os jatos brasileiros da família E-Jet.

A AERO Magazine já havia adiantado a possibilidade do novo avião ser derivado dos jatos regionais brasileiro, assim como potencial de acordo com o fabricante turco.

A notícia vai de encontro com o anuncio da Turkish Aerospace de estudar a viabilidade de um avião comercial turbo-hélice na faixa dos 90 assentos. Considerado um dos principais fabricantes aeronáuticos do mundo, a empresa conta com diversos projetos de aeronaves e helicópteros, como T129 Atak, desenvolvido em parceria com a italiana Leonardo.

A empresa é fornecedora de seções de fuselagem, asas e painéis de revestimento dos principais fabricantes, como Airbus, Boeing, Gulfstream e Leonardo.

Procurada a Embraer não retornou as mensagens até o fechamento dessa edição.

Receba as notícias de AERO diretamente no TelegramWhatsApp e Instagram

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 27/04/2021, às 16h15 - Atualizado às 17h11


Mais Notícias