AERO Magazine
Busca

Combate a pandemia

Carga aérea é fundamental para combater o Covid-19

IATA pede esforços conjuntos de governos para permitir agilidade no transporte de mercadorias pelo ar


Transporte aéreo de cargas será vital para combate a epidemia global do COVID-19

Para a IATA (International Air Transport Association) o transporte de carga aérea tem sido um parceiro vital para o fornecimento de medicamentos necessários ao combate de diversos surtos e pede apoio aos governos

A associação emitiu uma nota destacando que seus membros continuam dando todo o apoio para o transporte de cargas a fim de conter o avanço do COVID-19. Desde o início da crise o transporte de carga aérea se tornou um aliado vital para o fornecimento de medicamentos, equipamentos médicos (incluindo peças de reposição e componentes de reparo), assim como para manter a distribuição global de suprimentos sensíveis ao tempo.

LEIA TAMBÉM

Segundo a entidade, tudo isso foi possível graças a utilização da capacidade de carga em aeronaves de passageiros e voos de socorros para as principais áreas afetadas.

Além dos medicamentos, o setor aéreo também é primordial para o transporte de alimentos e outros produtos vendidos online. O comércio eletrônico deve ter grande participação dentro das medidas de apoio às políticas de quarentena e distanciamento social implementados pelos Estados.

Por conta das severas restrições de viagens e o colapso da demanda de passageiros, a capacidade de carga foi severamente afetada, com isso, a IATA pede aos governos que tomem medidas urgentes para que possa ser possível dar prosseguimento e garantir o transporte de carga aérea como apoio de luta global contra o coronavírus.

“Mais de 185 mil voos de passageiros foram cancelados desde o final de janeiro em decorrência das restrições de viagens em diversos países. Com isso, a capacidade vital de carga diminuiu justo quando se faz necessária a luta contra o COVID-19”, alertou Alexander de Juniac, diretor geral e CEO da IATA. “A frota mundial de aeronaves cargueiras foi mobilizada para compensar o déficit causado. Os governos precisam tomar medidas urgentes para que possamos garantir que as linhas vitais de suprimentos permaneçam em pleno funcionamento de maneira eficaz”.

Para a IATA, os governos precisam ver os transportadores de carga aérea como parte vital na luta conta o coronavírus. Entre as medidas que a entendiade pede que sejam tomadas se destacam:

Excluir quaisquer restrições relacionadas ao COVID-19 aos operadores de carga aérea, permitindo garantir que os produtos médicos possam ser transportados de maneira ininterrupta;

Isentar os tripulantes de voos cargueiros, que não interagem com o público, a se submeterem a quarentena de 14 dias;

Garantir medidas padronizadas entejam em vigor e que garantam que a carga aérea possa ser transportada ao redor do mundo com interrupções mínimas;

Remover cobranças e taxas de sobrevoo e estacionamento, além das restrições de slots, para que sejam facilitadas as operações durante esse tempo de pandemia sem precedentes.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 19/03/2020, às 15h05 - Atualizado em 25/03/2020, às 16h52


Mais Notícias