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Boeing dá início às modificações nos futuros “Air Force One”

A fabricante está fazendo as modificações no primeiro 747-8 em suas instalações de San Antonio, Texas


Segundo a USAF, a Boeing deu o pontapé inicial na preparação da próxima aeronave de transporte executivo do presidente norte-americano. As duas unidades dos novos VC-25B estão projetadas para serem entregues até dezembro de 2024 e possuem a expectativa para operarem nos próximos 30 anos. 

“A primeira etapa de modificação da aeronave inclui a retirada de grandes partes estruturais localizados nas áreas inferior e frontal da aeronave e a instalação de dois painéis recém-fabricados”, disse a Boeing. “Os novos painéis contam com atualizações estruturais e recortes para as portas do andar inferior dos futuros VC-25B, o que inclui a instalação de escadas térmicas internas para os requisitos da missão.”

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Atualmente, a USAF conta com dois VC-25A (747–200) entregues em 1991, mas o alto custo para manter as aeronaves em operação se tornou o principal motivo para substituir a frota de aeronaves presidenciais. Os dois 747-8 que serão transformados na configuração VC-25B são oriundos da Transaero, companhia russa que declarou falência em 2015 antes mesmo que as aeronaves fossem entregues. 

Segundo a USAF, “a Boeing preparou as duas aeronaves para o início das modificações com a remoção dos interiores comerciais, motores, unidades de energia auxiliares e vários componentes secundários do sistema”, além disso, a Boeing instalou um sofisticado mecanismo de elevação da aeronave para reduzir um possível estresse estrutural durante as primeiras fases de modificação. 

Os futuros VC-25B precisam ser adaptados para que durante o voo o presidente dos EUA possa administrar o governo federal, o que inclui o comando das forças armadas.

Para isso, as futuras modificações incluirão: atualizações no sistema elétrico das aeronaves, novos sistemas de comunicação de missão, instalações médicas, integração de GPS militares nos sistema de gerenciamento de voo, interiores executivos e recursos autônomos de operações em terra. 

Modificações nos sistemas de alerta também estarão presentes nas aeronaves, o que inclui sistemas de alerta de mísseis e tecnologias defensivas, além de sistemas de defesa direcionados por infravermelho e distribuição de resíduos. 

Como medidas para garantir que os novos aviões presidenciais sejam autossuficientes no solo, a Boeing deverá substituir as APU (unidade de energia auxiliar) instaladas nas aeronaves, por duas APU de fabricantes não identificados. 

Por Gabriel Benevides

Publicado em 16 de Março de 2020 às 00:00


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