AERO Magazine
Busca

Retomada Global

Tráfego aéreo doméstico lidera a recuperação em todo o mundo

Relatório de Tráfego Aeroportuário da ACI mostra os desafios para normalização no próximo ano


Embraer E2 decolando de Londres

Transporte aéreo de passageiros foi severamente impactado pela crise ainda em 2021 | Foto: Embraer

O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World, em inglês) apontou o impacto da crise sanitária na demanda de transporte aéreo nos últimos meses.

O Relatório Global de Tráfego Aeroportuário 2021 (WATR), mostrou que a covid-19 reduziu o número de passageiros globalmente em mais de 5,6 bilhões em 2020, no comparativo com 2019, com previsão que até o final deste ano a redução ainda atinja outros 4,6 bilhões viajantes.

Segundo a ACI World o tráfego global de passageiros em 2021 deve encerrar com a metade do total transportado em 2019, totalizando apenas 4,6 bilhões ante 9,2 bilhões

há dois anos. Ainda assim, o resultado é superior ao registrado no ano passado, quando a aviação regular enfrentou sua maior crise histórica.

Ao longo de 2020 os aeroportos mundiais tiveram uma redução acentuada nos movimentos de aeronaves, com diminuição de 39,5%, chegando a apenas 62 milhões de operações.

No lado oposto, o impacto no transporte cargueiro foi relativamente menor, visto a demanda por equipamentos de proteção individual (EPI), medicamentos e insumos para combate a pandemia, além do crescimento do volume de mercadorias negociadas pelo varejo online. Porém, no total a carga aérea global diminuiu 9,6% em 2020 em relação a 2019, com 108 milhões de toneladas movimentadas.

Com a imunização em massa realizada nos principais países do mundo, a retomada do tráfego doméstico continua com tendência de alta, com uma recuperação mais rápida que o movimento internacional.

O mercado doméstico dos Estados Unidos e da China, respectivamente os dos maiores do mundo, seguem liderando a retomada dos voos internos. O Brasil se destaca também por sua melhor posição no movimento doméstico, mas ainda apresentando números modestos nas viagens internacionais.

Globalmente, o tráfego doméstico continuará a aumentar em 2021, atingindo mais de 3,1 bilhões de passageiros até o final do ano, nível que corresponde a 58,5% do alcançado em 2019.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 10/11/2021, às 15h40 - Atualizado às 16h39


Mais Notícias