AERO Magazine
Busca

Rumo a Marte

Testes com o tanque do maior foguete da NASA

Estrutura especial é um marco importante no desenvolvimento


Os engenheiros da NASA completaram a construção de uma estrutura especial para testar o gigantesco tanque de combustível que será incorporado ao Sistema de Lançamento Espacial composto por um foguete com mais de 2 milhões de libras força de empuxo (8.900 kW), o mais potente já operado pela NASA. O teste do tanque é um marco importante, e mais uma etapa para o pretendido envio de humanos à Marte. 

A construção do estande de testes do tanque de combustível foi iniciada em maio de 2014 e terminada em dezembro 2016. A estrutura tem  67 m de altura e está implantada no Centro de Voos Espaciais da NASA, em Huntsville, Alabama (EUA). 

No momento, os engenheiros estão instalando o equipamento necessário para os testes do tanque maior do foguete, incluindo cabos, tubulações, válvulas, sistemas de controle, câmeras, iluminação e equipamentos projetados especificamente para os testes.

A instalação terá um papel critico na garantia de que o tanque de 537.000 galões (2 milhões de litros) de hidrogênio liquefeito poderá resistir às forças extremas a que será exposto durante o lançamento. Este tanque faz parte de um estágio de quatro motores projetados para levar a nave Orion e seus quatro ocupantes à uma viagem em torno da Lua. É também fruto da mesma tecnologia necessária para a jornada à Marte.

Ernesto Klotzel
Publicado em 13/01/2017, às 19h58 - Atualizado às 20h15


Mais Notícias