Embraer apresenta nova identidade visual do KC-390 Millennium em Confins
A Embraer revelou hoje (19) a nova identidade visual da aeronave de demonstração KC-390 Millennium. O evento ocorreu nas instalações da Gol Aerotech, responsável pela pintura do cargueiro multimissão, no aeroporto de Confins.
A iniciativa marca uma nova fase do programa e será utilizada nas próximas demonstrações internacionais da fabricante.
De acordo com a Embraer, a atualização reforça a posição do KC-390 como referência no segmento de transporte militar tático médio.
“Esta nova identidade visual representa um marco importante na história do KC-390 Millennium, a aeronave multimissão do século 21”, disse Bosco da Costa Júnior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Ele destacou ainda que a aeronave combina “velocidade, agilidade, robustez, confiabilidade, tecnologia e eficiência” para ampliar as capacidades de defesa de seus operadores e a interoperabilidade entre nações parceiras.
Com o crescente interesse internacional, a Embraer Defesa & Segurança pretende intensificar ações comerciais utilizando a aeronave demonstradora já com a nova pintura. A primeira aparição internacional está prevista para ocorrer até o final de 2025.
A parceria com a Gol Aerotech também abre a possibilidade de pintura de aeronaves de clientes, apoiando a expansão da capacidade produtiva do programa.
Em operação desde 2019 com a Força Aérea Brasileira e adotado posteriormente por Portugal e Hungria, o KC-390 Millennium acumula taxa de conclusão de missão superior a 99%. O modelo já foi selecionado por onze forças aéreas, incluindo oito países europeus e sete integrantes da OTAN, consolidando sua presença global.
O KC-390 Millennium é capaz de transportar até 26 toneladas de carga útil, voar a 470 nós e operar em pistas sem pavimentação, como solo, cascalho e terra batida. A aeronave pode executar missões de transporte e lançamento de tropas e equipamentos, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e operações humanitárias.
Também pode ser configurada para reabastecimento em voo, atuando tanto como fornecedora quanto receptora de combustível.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/09/2025, às 12h35