Com óculos de visão noturna, FAB realizou o primeiro pouso noturno em pista curta com o Embraer KC-390 Millennium
O Primeiro Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT) – Esquadrão Zeus – realizou, na última quarta-feira (12), o primeiro pouso em pista curta com a aeronave KC-390 Millennium utilizando óculos de visão noturna (NVG) e sensores ópticos e infravermelhos (EO/IR). A operação ocorreu durante a 1ª fase do Exercício Técnico Coruja Verde, na Base Aérea de Anápolis.
Os NVGs, que amplificam a luminosidade ambiente em até 50 mil vezes, garantem operações seguras em condições de pouca luz. Já os sensores EO/IR permitem visibilidade em completa escuridão e a longas distâncias. Essa tecnologia aumenta a versatilidade do KC-390 Millennium para missões noturnas, incluindo inserção e extração de tropas, abastecimento e reabastecimento aéreo.
O treinamento foi conduzido com a aeronave de matrícula 2858, concentrando-se no pouso de assalto em pista curta – uma manobra que exige precisão e habilidade dos pilotos. Esse marco reforça a prontidão da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuar em cenários desafiadores, tanto de dia quanto à noite, consolidando o Brasil como um dos líderes no uso de tecnologias avançadas na aviação militar.
Segundo o Comandante do 1° GTT, Major Aviador Daniel Elias Souza, a missão teve como objetivo aumentar o escopo de atuação da aeronave no ambiente noturno. "O pouso em pistas curtas, com a utilização desses equipamentos, representa um aprimoramento doutrinário considerável e um aumento na possibilidade de emprego do KC-390 em cenários complexos com baixa visibilidade, além de proporcionar uma visualização antecipada do cenário", pontuou o oficial.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 17/02/2025, às 21h08
+lidas