AERO Magazine
Busca

Bambi Bucket

Técnica de combate a incêndio florestal foi utilizado no USS Bonhomme

Helicópteros da marinha dos EUA lançaram água sobre o navio que está em chamas desde ontem


Helicópteros ajudaram a conter o avanço do incêndio durante a madrugada

De acordo com a US Navy, a marinha dos Estados Unidos, o combate ao incêndio que atingiu o USS Bonhomme Richard (LHD 6), continua na manhã de hoje (13), quase 24 horas depois do início das chamas.

Atualmente trabalham na operação bombeiros da cidade de San Diego, na Califórnia, esquipes da US Navy e das instalações portuárias. Às 6h30 no horário do pacífico (10h30 de Brasília), a marinha confirmou que 57 pessoas, sendo 34 militares e 23 civis, haviam sido transferidos para hospitais locais após inalar fumaça ou por sofrerem ferimentos leves, com apenas cinco marinheiros permanecendo em observação.

LEIA TAMBÉM

O fogo que se alastrou rapidamente pelo interior do navio, graças a sua construção metálica que propaga o calor e dificulta o combate às chamas. Durante a madrugada o incêndio atingiu a ilha do navio (a torre de operações, onde fica também o passadiço).

A US Navy empregou durante toda a noite, até o início da manhã, dois helicópteros MH-60S Seahawk, do Sea Combat Squadron – HSC-3, equipados com o sistema de Bambi Bucket. O cesto é capaz de transportar mais de mil litros de água, que é despejada diretamente sobre o fogo. O sistema é comum em operações de combate a incêndios florestais, onde aliás, o HSC-3 atua constantemente.

Acredita-se que o fogo causou graves danos ao navio, que passava por uma manutenção de rotina. A marinha dos Estados Unidos ainda não comentou sobre a linha de investigação que será adotada para verificar as causas do incêndio e nem pode avaliar ainda as condições do USS Bonhomme, que dependendo do caso não voltará ao serviço ativo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/07/2020, às 12h30 - Atualizado às 12h50


Mais Notícias