Foguete Falcon 9, da SpaceX, teve problemas no retorno à Terra e teve voos suspensos pelos EUA
A agência federal de aviação dos Estados Unidos, a FAA, suspendeu os voos do fogueteFalcon 9, da SpaceX, de propriedade do bilionário Elon Musk, após um problema durante o retorno à Terra, no último sábado (28).
O incidente ocorreu após uma missão bem-sucedida da agência espacial norte-americana (NASA) que enviou dois astronautas à Estação Espacial Internacional. O problema foi causado pelo segundo estágio, que não realizou corretamente a queima de desorbitagem. Como resultado, o impulsionador do foguete pousou fora da zona de segurança designada no Oceano Pacífico, sem relatos de feridos ou danos materiais.
Esta é a terceira vez que a FAA suspende voos de um foguete da SpaceX nos últimos três meses. Anteriormente, houve falhas em uma missão do projeto Starlink em julho e um problema de pouso em agosto. Em nota, a SpaceX disse que retomará os voos assim que a causa do mau funcionamento atual for identificada e que está trabalhando em estreita colaboração com os reguladores para resolver a questão.
A suspensão reflete as tensões contínuas entre a FAA e a SpaceX sobre regulamentações de lançamento e multas. Entretanto, o incidente não afeta os testes do foguete de próxima geração Starship, que ainda aguarda aprovação para seu quinto teste de voo.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 02/10/2024, às 07h57
+lidas