A nave Starship apresentou problemas durante a fase pré lançamento e SpaceX adiou lançamento
A SpaceX, controlada pelo bilionário Elon Musk, planeja lança hoje (17) o Starship, a maior nave espacial já criada. A missão será o primeiro voo do equipamento totalmente integrado (nave e foguete). O lançamento era previsto para ocorrer apartir da Starbase, localizada em Boca Chica, no Texas, mas um problema de pressurização no tanque principal do foguete exigiu a suspensão do voo de teste.
O Starship está montado no foguete Superheavy, que também é o maior e mais poderoso já construído no mundo, superando as marcas do recém-lançado SLS (Space Launch System), da NASA.
Acompanhe abaixo o lançamento ao vivo do Starship:
O foguete da SpaceX é formado por dois segmentos principais, a nave espacial Starship e o foguete Superheavy. Ao contrário de projetos anteriores, o Superheavy é composto por um único estágio. Todo o conjunto tem 120 metros, superando também o Saturn V, usado nas missões Apollo e que tinha 110 metros de altura.
O Superheavy é impulsionado por 33 motores Raptor, que conta com 2.3 MN de força cada, o equivalente a 510,000 lbf por motor. Como comparação, o motor GE90-115B, usado no Boeing 777-300ER, tem potência máxima de 115.000 lbf.
Após o lançamento, a aproximadamente a 200 km de altitude, a Starship fará uma curta viagem ao redor do planeta Terra, com previsão de cair nas proximidades do Havaí após 1h30.
Os planos imediatos de Elon Musk é realizarar missões com carga e tripulação com o Starship em apoio as missões Artemis, da NASA, que pretende viabilizar a permanência humana na Lua já na próxima década.
* Colaborou Edmundo Ubiratan
Por André Magalhães
Publicado em 17/04/2023, às 08h45 - Atualizado às 12h00
+lidas