AERO Magazine
Busca

Indústria

Spike Aerospace detalha avanços de avião supersônico silencioso

Spike Aerospace refina o projeto do S-512 Diplomat, jato executivo supersônico a Mach 1,6 e prevê primeiro voo em 2027


Programa S-512 Diplomat retoma com nova equipe e prevê primeiro voo para 2027 - Spike Aerospace
Programa S-512 Diplomat retoma com nova equipe e prevê primeiro voo para 2027 - Spike Aerospace

A Spike Aerospace anunciou que está refinando os estudos aerodinâmicos, a configuração de cabine e o desempenho do jato executivo supersônico S-512 Diplomat, projetado para voar a Mach 1,6 e com baixa emissão de ruídos.

A Spike conduz um estudo aprimorado que expande análises anteriores e busca validar a capacidade da aeronave de cumprir exigentes requisitos de ruído sobre áreas terrestres. A intenção é que o avião tenha capacidade de voar sem gerar um forte estrondo sônico, comum nas aeronaves que ultrapassam a barreira do som.

Análise de dinâmica de fluidos

De acordo com a empresa, a maior parte do trabalho atual concentra-se em análises de dinâmica de fluidos computacional (CFD, na sigla em inglês), usadas para avaliar parâmetros críticos do voo.

A ideia é que em um futuro próximo seja iniciado os testes em túnel de vento para áreas de voo que são mais difíceis ou menos confiáveis de estudar apenas em CFD. Por ora, os engenheiros realizam trade studies, ajustando variáveis como potência dos motores ou velocidade, o que pode levar a pequenas alterações de projeto e à avaliação de seus impactos.

Com sede em Atlanta, a Spike Aerospace também colabora com companhias do setor, instituições acadêmicas e parceiros estratégicos para acelerar o design, definir o processo de certificação e preparar a entrada no mercado.

Supersônico silencioso

O objetivo é lançar um jato capaz de conectar Londres e Dubai em aproximadamente 3,2 horas, com capacidade inicial para até 18 passageiros, com espaço similar de aviões de negócios de cabine larga. O projeto prevê cabine equipada com telas panorâmicas de alta definição no lugar de janelas convencionais, visando construir uma fuselagem mais leve e simples.

“O S-512 Diplomat está sendo desenvolvido para conectar cidades como Nova York e Paris em menos de quatro horas — de forma silenciosa e sustentável”, disse Vik Kachoria presidente e CEO da Spike Aerospace.

Retomada dos voos supersônicos

O primeiro voo do protótipo está programado para o final de 2027, com entrada em serviço prevista para 2031. O alcance, antes projetado em 6.200 milhas náuticas, foi revisado para 4.800 nm.

O relançamento do programa em maio incluiu nova liderança, expansão da equipe de engenharia, negociações com fornecedores e planejamento de capital. O anúncio ocorre em paralelo a medidas regulatórias nos Estados Unidos: em junho, a Casa Branca emitiu ordem executiva determinando que a FAA levante a proibição de operações supersônicas sobre terra em até 180 dias e publique uma nova regra de certificação de ruído em até dois anos.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 21/08/2025, às 16h00


Mais Notícias