AERO Magazine
Busca

Peso de uma criança

Southwest paralisa parte da frota de 737 por discrepância no peso básico

Erro é de apenas 34 kg, mas impacta centro de gravidade da aeronave e dados de momento


O erro comprometeu a performance em 21.505 voos apenas em quatro meses de 2018

Receba as notícias de AERO diretamente no TelegramWhatsApp e Instagram

Uma discrepância no peso de parte da frota de Boeing 737-800 da norte-americana Southwest Airlines obrigou a empresa retirar de serviço 130 aviões. A falha de apenas 75 libras (34 kg) é insignificante em termos de massa, mas causa um centro de gravidade incorreto e ainda impacta nos dados de momento na aeronave.

A paralisação ocorre em um momento de baixa demanda, o que deverá causar um impacto pontual na operação da Southwest Airlines, que já enfrenta problemas com a paralisação de sua frota de 737 MAX.

A empresa mundialmente conhecida por seu modelo de baixo custo está trabalhando para redefinir a programação das aeronaves afetadas. O erro está relacionado aos pesos vazios operacionais, mas que comprometeram a performance em 21.505, apenas entre maio e agosto de 2018.

As autoridades de aviação dos Estados Unidos reportaram a empresa, que foi obrigada a pagar uma multa de US$ 3,92 milhões (R$ 21,1 milhões). O Escritório do Inspetor Geral do Departamento de Transporte emitiu um relatório alertando que os voos mencionados foram de fato permitidos pela FAA, fazendo a agência de aviação civil norte-americana violar sua própria normal em relação aos dados de peso e balanceamento imprecisos e não conformes.

A FAA disse que continua monitorando a implementação de medidas corretivas pela Southwest e que o erro não compromete a segurança de voo. Ainda assim, discrepâncias de peso são bastante restritivas na aviação comercial, visando o máximo de certeza em relação ao peso e balanceamento de todos os voos.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 18/09/2020, às 14h00 - Atualizado às 18h25


Mais Notícias