AERO Magazine
Busca

CI Pqdt GPB

Silvio Santos foi um dos primeiros alunos de escola de paraquedistas do Exército

Silvio Santos foi um dos primeiros alunos do Centro de instrução Pára-quedista General Penha Brasil, na década de 1940


O então Soldado Abravanel serviu ao Exército Brasileiro entre os anos de 1947 e 1948 - Exército Brasileiro
O então Soldado Abravanel serviu ao Exército Brasileiro entre os anos de 1947 e 1948 - Exército Brasileiro

O apresentador e empresário Silvio Santos, morto no último sábado (17), aos 93 anos, foi um dos primeiros a servir no Centro de instrução Pára-quedista General Penha Brasil, do Exército Brasileiro, entre os anos de 1947 e 1948.

A informação consta na edição 09/1 do Informativo Aeroterrestre da unidade, publicado em abril de 2009. O documento informa que a escola ainda estava em processo de implementação e não formava paraquedistas militares. Além disso, o então Soldado Abravanel jamais teve a oportunidade de abandonar uma aeronave militar em voo.

O Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB) foi estabelecido a partir do Corpo de Alunos do Núcleo de Formação e Treinamento de Pára-quedistas, criado pelo Decreto-Lei nº 8.444, em 26 de dezembro de 1945. Originalmente, o centro foi instalado na Biblioteca da Diretoria de Material Bélico, localizada no antigo Distrito Federal, hoje Rio de Janeiro.


Em 20 de setembro de 1946, o CI Pqdt GPB foi transferido para o Pavilhão da extinta 3ª Bateria do 1º Grupo do 1º Regimento de Artilharia Antiaérea, conforme a Ordem Ministerial nº 1.194. Em 7 de janeiro de 1949, o centro foi movido para a Colina Longa, onde permanece até o presente. Nessa ocasião, passou a se chamar Corpo de Alunos da Escola de Pára-quedistas.

Em 3 de janeiro de 1949, o CI Pqdt GPB iniciou o 1º Curso Básico Paraquedista no Brasil. Participaram quatro oficiais e treze sargentos não-paraquedistas, além de 22 oficiais e dezessete sargentos paraquedistas formados em Fort Benning, que fizeram o curso para revalidar suas certificações. Entre os graduados estava o então Coronel Nestor Penha Brasil, que recebeu o número 48. Em 20 de janeiro de 1949, foi realizado o primeiro salto na Zona de Lançamento de Gramacho, em Duque de Caxias/RJ, marco importante na formação de paraquedistas no Brasil.

A unidade tem hoje a missão de formar e especializar recursos humanos em atividades aeroterrestres para a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), o Comando de Operações Especiais (C Op Esp), a 3ª Companhia de Forças Especiais (3ª Cia FE), a Marinha do Brasil (MB) e a Força Aérea Brasileira (FAB).

Além disso, há a condução de pesquisas em atividades aeroterrestres e de aerotransporte, visando à evolução contínua das técnicas e procedimentos operacionais e a contribuição para o desenvolvimento da doutrina militar na área de sua competência.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/08/2024, às 08h49


Mais Notícias