AERO Magazine
Busca

Aumento das capacidades

Saab irá fornecer nova atualização para os Gripen da Hungria

Modernização irá ampliar as capacidades de combate e comunicação dos caças húngaros


Primeiro caça JAS 39 Gripen C da Hungria chegou ao país há 15 anos | Foto: Saab

 A Saab fechou um acordo com o governo da Hungria para o fornecimento da nova atualização MS20 Block 2 para os caças JAS 39 Gripen C/D.

 O sistema MS20 Block 2 aumenta as capacidades de combate e comunicação do Gripen, os aviões húngaros terão o radar atualizado para o padrão PS-05/A Mk 4, o que irá proporcionar uma maior capacidade de detecção de alvos ar-ar e ar-solo.

“Nossa equipe apreciou uma cooperação próxima e frutífera com o lado sueco neste projeto específico de modernização, bem como a cooperação durante os 15 anos em que operamos aeronaves Gripen”, disse Nandor Kilian, major-general e inspetor da Força Aérea da Hungria.

 A atualização também inclui o Link16, um sistema padrão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), com esse novo sistema a força aérea húngara poderá escolher uma nova gama de armas como o míssil ar-ar Iris-t e Meteor, bem como bombas guiadas a laser GBU-49.

 Os míssies ar-ar Iris-t e Meteor também vão equipar os 36 caças F-39 E/F Gripen da Força Aérea Brasileira.

"Com essas mudanças introduzidas pela atualização do MS20 Block 2, a Hungria terá uma aeronave ainda mais eficiente e poderosa, capaz de competir em todos os aspectos com qualquer outra aeronave de combate da próxima geração”, diz Jonas Hjelm, chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab.

Característica do míssil Meteor é a capacidade de operar além do alcance visual do piloto  | Foto: Divulgação

 A Hungria opera o caça JAS 39 Gripen C/D há 15 anos, o país faz parte do seleto grupo de operadores desta versão, a lista ainda inclui Tailândia, África do Sul, República Tcheca e a própria Suécia.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 12/01/2022, às 10h50 - Atualizado às 12h24


Mais Notícias