AERO Magazine
Busca

Componentes nacionais

Saab inicia a produção do primeiro caça Gripen E no Brasil

Componentes destinados aos aviões brasileiros começaram a ser montados em São Bernardo do Campo


Parte dos componentes dos 36 caças encomendados pela FAB deverão ser produzidos no Brasil

A Saab iniciou a produção do Gripen no Brasil, dando prosseguimento no desenvolvimento do caça encomendado pela força aérea brasileira, que deverá ser entregue no próximo ano. O cone de cauda e a fuselagem dianteira do Gripen E são as primeiras aeroestruturas a entrarem em produção na Saab Aeronáutica Montagens (SAM), localizada em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.

No local, serão construídas seções do Gripen que serão entregues para a montagem final do caça na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto, e em Linköping, na Suécia. A produção local de parte dos componentes faz parte do contrato assinado entre a Saab e o governo brasileiro em 2014.

LEIA TAMBÉM

O Brasil adquiriu 36 unidades do Gripen NG, sendo trinta da versão monoposto (Gripen E) e seis do biposto (Gripen F), que serão destinados a reequipar a principal linha de defesa da FAB. Os caças de geração 4++ são considerados um dos mais modernos do mundo e serão operados pelo Brasil e Suécia.

Segundo a Saab, a SAM ainda deverá produzir e montar os freios aerodinâmicos, a fuselagem traseira, o caixão das asas e a fuselagem dianteira para o Gripen F (encomendado apenas pelo Brasil).

“Com base no treinamento prático e teórico de engenheiros e montadores brasileiros na Saab em Linköping, conseguimos estabelecer uma linha de produção altamente qualificada na SAM, seguindo os mesmos padrões que temos em nossa fábrica na Suécia”, diz Jonas Hjelm, head da área de negócios da Saab Aeronautics.

Segundo a SAM, a empresa conta atualmente com mais de 70 funcionários altamente qualificados, sendo que a metade já participou ou está participando de um intercambio na Suécia. Parte desses funcionários concluiu o treinamento e voltou para iniciar a produção no Brasil.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 07/07/2020, às 10h10 - Atualizado às 10h41


Mais Notícias