AERO Magazine
Busca

Espaço

Rússia e EUA anunciam fim da ISS

Estação espacial deverá ser abandonada em 2024


Após mais de duas décadas de parceria na ISS (Estação Espacial Internacional), russos e americanos anunciaram que não devem cancelar o programa do laboratório após 2024.

O governo russo comunicou recentemente que deverá seguir um caminho independente após 2024, lançando ao espaço uma nova estação, de menor porte e focada nos interesses nacionais. O programa prevê utilizar um sistema de módulos similar ao empregado na atual estação, incluindo um laboratório cientifico, modulo de uso múltiplo, módulo de energia e de apoio. A iniciativa, segundo Moscou, é dar maior segurança as missões espaciais russas, especialmente agora que as relações com os EUA estão abaladas.

Washington havia declarado anteriormente que abandonará seu suporte a estação, planejando buscar um novo caminho de forma independente. As autoridades dos EUA estudam lançar um programa para montar uma base permanente na Lua, que poderá auxiliar nas futuras missões espaciais com destino à Marte.

Os demais membros do projeto, como a Agência Espacial Europeia não divulgaram ainda os planos para o futuro. Alguns especialistas acreditam que devido à proximidade tecnológica e estratégica, os europeus devem manter a parceria com os EUA.

Atualmente o único país a contar com plano já definidos para o futuro é a China, que trabalha numa estação espacial própria e traços planos para o envio de missões tripuladas à Lua. Alguns analistas apontam que ironicamente o grande trunfo de Pequim é o regime fechado, que permite um planejamento de longo prazo sem interferências de interesses políticos diversos.

Redação
Publicado em 26/02/2015, às 15h00 - Atualizado às 15h10


Mais Notícias