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Rússia diz que primeiro voo do caça Su-75 será em 2025

Stealth Su-75 Checkmate é resposta da Rússia ao norte-americano F-35 Lightning II


Modelo em escala real do Su-75 foi apresentado pela primeira vez no MAKS 2021 - Rostec
Modelo em escala real do Su-75 foi apresentado pela primeira vez no MAKS 2021 - Rostec

O primeiro voo do novo caça Su-75 Checkmate deverá ocontecer em 2025. O futuro caça furtivo leve russo foi criado para rivalizar com o F-35 dos Estados Unidos, e promete ser um modelo de exportação de baixo custo.

O vice primeiro-ministro da Rússia, Yuri Borisov, afirmou que o voo de estreia do novo caça de quinta geração ocorrerá em 2025. O governo tem evitado comentar os impactos das sanções internacionais sobre sua capacidade industrial, assim como os planos de exportação do Su-75, criado justamente com foco no mercado externo.

A confirmação da data aconteceu hoje (17) durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Ainda foi ressaltado por Borisov que o intervalo definido entre o voo inaugural e a produção em série será de 18 a 25 meses. Recentemente, Moscou anuncou que a produção do Su-75 seria iniciada em 2027, dentro do cronograma confirmado hoje.

Porém, analistas internacionais mostram ceticismo com os prazos, visto a dificuldade existente em projetos avançados, como de caças de quinta geração e os constantes atrasos comuns neste tipo de trabalho. O próprio Su-57, o primeiro avião de quinta geração russo, sofreu atrasos constantes e ainda não entrou em produção no ritmo planejado há uma década.

Um mockup, em tamanho real, do Checkmate foi apresentado em 2021 durante o Moscow Air Show (Maks), com sua estreia internacional ocorrendo três meses depois durante o Dubai Air Show.

O novo vetor de caça é um monomotor leve, mas de acordo com a Sukhoi o Su-75 poderá levar uma carga últil de 7 toneladas, atingir velocidades de Mach 1.8 (aproximadamente 2.200 km/h) e terá um alcance de 3.000 km.

Segundo a Rostec, o Checkmate tem capacidades similares ao norte-americano F-35 Lightining II, mas com um custo de aquisição e operação próximo aos caças da geração 4,5 como o Saab Gripen E. Um dos entraves atuais da Rússia é obter alguns sistemas críticos, que eram importados, assim como obter linhas de financiamento para seguir com bilionários projetos militares, em especial como o Su-75.

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Por André Magalhães
Publicado em 17/06/2022, às 13h00


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