AERO Magazine
Busca

Mais segurança nos voos

Rondônia recebeu um novo radar de vigilância de tráfego aéreo

Novo radar de vigilância amplia a capacidade de gerenciamento e policiamento do espaço aéreo brasileiro


Novos equipamentos foram instalados próximo da fronteira Brasil-Bolívia - Divulgação
Novos equipamentos foram instalados próximo da fronteira Brasil-Bolívia - Divulgação

Um novo radar de vigilância de tráfego aéreo foi instalado em Rondônia, que será utilizado tanto para controle de tráfego de aeronaves que operam no estado ou sobrevoam seu espaço aéreo, como para vigilância aérea, coibindo operações criminosas.

Os equipamentos são os ‘olhos’ dos Operadores de Controle de Tráfego Aéreo (Atco). Uma ampla rede de radares instalados em terra, ao longo de todo o território nacional, que permite a coordenação para que a segurança e a pontualidade dos voos possam andar de mãos dadas.

"Essa é mais uma aquisição que demonstra a preocupação da FAB em controlar os 22 milhões de quilômetros quadrados do nosso espaço aéreo, bem como defender nossas fronteiras. Trata-se de um equipamento de extrema importância, uma vez que irá possibilitar a identificação e interceptação de aeronaves não-colaborativas", João Tadeu Fiorentini, tenente-brigadeiro do ar e Diretor-Geral do Decea

A elevada capacidade de detecção desses radares, com alcances da ordem de 460 km, permite a operação mesmo em ambientes hostis, com elevados níveis de interferência de solo, como condições meteorológicas adversas e em cenários complexos como, por exemplo, nas proximidades de campos eólicos.

A entrega do novo radar é a milésima feita pela globalmente pela Thales. “No momento em que a Força Aérea Brasileira incorpora mais um radar para a defesa e controle do espaço aéreo brasileiro, a empresa Thales comemora a produção e instalação do seu milésimo equipamento, na localidade de Forte Príncipe da Beira”, comentou o Diretor-Geral do Decea.

Radar Decea
Radar Primário LP23SST NG
e Radar Secundário RSM970S

O novo radar de vigilância de tráfego aéreo (LP23SST NG) foi produzido pela Omnisys, subsidiária brasileira da Thales, fabricante francês de sistemas de informação e serviços para a indústria aeroespacial. Um radar secundário (RSM970S) também foi entregue ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil (Decea), para uso no Forte Príncipe da Beira, no município de Costa Marques, em Rondônia.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/06/2022, às 06h05


Mais Notícias