AERO Magazine
Busca

Indústria

Rolls-Royce avança na certificação do motor do Falcon 10X

Motor Pearl 10X criado para equipar o novo Falcon 10X conclui principais ensaios e deve iniciar fase final de certificação nos próximos meses


Rolls-Royce
Rolls-Royce

A Rolls-Royce tem feito progressos significativos no desenvolvimento do motor Pearl 10X, que equipará o Falcon 10X da Dassault Aviation. Os testes já acumulam 3.400 horas, abrangendo tanto a configuração do Pearl 10X quanto o demonstrador tecnológico Advance2.

Segundo a Rolls-Royce, o Pearl 10X completou todos os principais testes de certificação exigidos, com exceção de uma etapa final, prevista para os próximos meses. Entre os ensaios já realizados estão os testes de intervalo de manutenção, impacto de aves, vento cruzado, emissões e desempenho geral. A conclusão dos ensaios apoiará o início da campanha de voos do Falcon 10X.

Os testes incluíram avaliações em voo e foram conduzidos na plataforma de ensaios em voo da Rolls-Royce, um Boeing 747-200 modificado baseado em Tucson, Arizona, com mais de 25 voos e 36 mil milhas náuticas voadas ao longo de seis meses.

Combinando o núcleo Advance2 com um sistema de baixa pressão de alto desempenho, o Pearl 10X entregará mais de 18.000 libras de empuxo, tornando-se um dos motores mais potentes da linha de aviação de negócios da Rolls-Royce. O projeto incorpora tecnologias como fan com blisk, compressor de alta pressão com seis estágios "bliskados", câmara de combustão de baixas emissões, turbina de alta pressão de dois estágios sem revestimento, turbina de baixa pressão de quatro estágios e nacele desenvolvida pela Spirit AeroSystems. O motor também é compatível com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) e apresenta 5% mais eficiência que os motores BR700 anteriores.

Para apoiar a integração ao Falcon 10X, a Rolls-Royce inaugurou uma instalação de 2.000 m² em Le Haillan, próxima à linha de montagem final da Dassault, na França. A unidade conta com 30 funcionários e suporte logístico e técnico à produção e testes.

O avanço no Pearl 10X coincide com a produção do 9.000º motor na planta de Dahlewitz, Alemanha — centro de excelência da Rolls-Royce em motores de dois eixos e sede da divisão de aviação executiva da empresa.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 20/05/2025, às 15h00


Mais Notícias