AERO Magazine
Busca

Aviação de Negócios

Bombardier Global 8000 realizou primeiro voo

Global 8000 é o avião de cabine larga de maior alcance da família Bombardier


Global 8000 deve entrar em serviço no segundo semestre - Bombardier
Global 8000 deve entrar em serviço no segundo semestre - Bombardier

A Bombardier anunciou hoje (20), que o Global 8000 realizou com sucesso o primeiro voo. A decolagem ocorreu no aeroporto de Mississauga, em Ontário, no Canadá.

O Global 8000 passou por uma série de testes previstos nos procedimentos de avaliação em voo da produção. Durante o voo, todos os controles e sistemas foram ativados e responderam conforme o esperado. A operação foi conduzida pelos pilotos Sandro Novelli e Charlie Honey, e do engenheiro de voo Bhargav Bhavsar.

O Global 8000 é a versão de ultralongo alcance do Global 7500, que acumula mais de 250.000 horas de voo e mais de 200 unidades entregues desde sua entrada em operação, em 2018. A nova aeronave se destaca por oferece alcance de até 8.000 milhas náuticas (14.816 km), embora ofereça uma cabine ligeiramente menor.

O novo modelo possui quatro ambientes distintos, área de descanso para tripulação. Além disso, sua capacidade de operação em pistas curtas permite acesso a aeroportos restritos a outros jatos do mesmo porte.

Com previsão de ser certificado e entrar em operação no segundo semestre, o primeiro Global 8000 será encaminhado para o Centro de Acabamento Laurent Beaudoin, em Montreal, onde receberá os interiores finais.

Executivos da Bombardier destacaram o marco como reflexo da competência técnica e precisão das equipes envolvidas no projeto. Stephen McCullough, vice-presidente sênior de Engenharia e Desenvolvimento de Produto da empresa, disse que o voo inaugural representa um passo importante no programa que redefinirá o setor.

O Global 8000 tem como principal rival o já certificado Gulfstream G800, que oferece números e capacidades similares.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/05/2025, às 10h24


Mais Notícias