AERO Magazine
Busca

Gerenciamento completo

RIOgaleão recebe sistema que pode reduzir atrasos em voos e risco de acidentes

Aeroporto será o primeiro da América Latina a utilizar a plataforma da Saab


A Saab fornecerá ao RIOgaleão uma plataforma de vigilância de superfície compartilhada. O sistema aumenta a eficiência nas operações das aeronaves em solo e contribui para a redução de atraso de voos. O RIOgaleão, segundo aeroporto internacional mais movimentado do Brasil, será o primeiro aeroporto da América Latina a utilizar a nova tecnologia. 

Composto por sensores de multilateração instalados na superfície do aeroporto e software Aerobahn Surface Manager, a plataforma permite que todos os agentes que operam na superfície do aeroporto, incluindo empresas aéreas, ground handlers e prestadores de serviços de emergência, visualizem, em tempo real, a posição das aeronaves e veículos. O compartilhamento de informações proporciona maior agilidade às operações em superfície, resultando em reduções significativas de custos operacionais e atrasos de voos.

O sistema ainda grava os movimentos de aeronaves e veículos para auxiliar investigações e análises de eventos críticos, como incidentes e congestionamentos. Com relatórios estatísticos detalhando o uso das pistas, portões e outros recursos do aeroporto, os operadores recebem uma imagem muito melhor sobre o andamento das atividades no aeroporto e onde as melhorias podem ser feitas.

Atualmente, a plataforma da Saab é utilizada em diversos aeroportos do mundo, como o aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, e o aeroporto de Hartsfield-Jackson, em Atlanta. Dois anos após implementar o sistema Aerobahn, o aeroporto de Atalnta, atualmente o maior aeroporto do mundo em tráfego de passageiros, reduziu significantemente os tempos de táxi, proporcionando economia operacional de US$ 97 milhões em combustível e atrasos.

Redação
Publicado em 11/11/2016, às 15h00 - Atualizado em 14/11/2016, às 13h05


Mais Notícias