Janeiro A320Neo experimenta o sucesso
A Airbus começa o ano com uma encomenda histórica. A IndiGo, maior companhia de baixo custo da Índia, assina a compra de 180 modelos A320, dos quais 150 serão da nova versão, o A320neo. O sucesso do novo avião de corredor único da Airbus é um dos pontos altos de 2011. Pela primeira vez, o fabricante francês assume a liderança com folga na venda de jatos na categoria narrow-body. Na América Latina, a TAM será a primeira companhia a receber o A320neo, previsto para 2016. O neo é um A320 com nova motorização, mais econômica e menos poluente. |
Fevereiro Boeing apresenta novo 747-8
No dia 13 de fevereiro, a empresa norte-americana apresentou o 747-8I (de Intercontinenal), versão modernizada do famoso Jumbo, para uma plateia de quase 10 mil convidados, na fábrica em Everett, nos Estados Unidos. O modelo conservou a tradicional “corcova”, porém, sua fuselagem é 5,6 metros mais longa do que a do 747-400. A aeronave ganhou 51 assentos e ampliou em 26% sua capacidade de carga. O 747-8I pode transportar 467 passageiros e é 16% mais eficiente do que o 747-400, com um custo por assento 12% menor. A primeira entrega do 747-8F, versão cargueira do Jumbo, aconteceria em outubro, à holandesa Cargolux. |
Março Brasil cria a secretaria de aviação civil
A presidente Dilma Rousseff assina medida provisória autorizando a criação da Secretaria de Aviação Civil, com status de Ministério. Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) se subordinam à secretaria. O engenheiro Wagner Bittencourt assume com a missão de resolver os desafios da aviação brasileira. Segundo ele, os aeroportos têm condições de ampliar sua capacidade em 30%. |
Abril Crescimento do setor de offshore
A descoberta de petróleo na camada do pré-sal cria uma expectativa de crescimento para o setor offshore, o transporte de trabalhadores e suprimentos do continente para as plataformas petrolíferas em alto-mar. Antes mesmo do início da operação na maioria dos novos campos, o mercado já revela uma expansão: o número de aeronaves utilizadas para esse tipo de operação praticamente dobrou nos últimos dez anos. Só a Petrobras tem cerca de 70 helicópteros contratados para atender ao Sul e Sudeste brasileiro. Sukhoi entrega primeiro Superjet 100
Sukhoi promove a cerimônia de entrega do primeiro Superjet 100 para a companhia aérea Armavia, da Armênia, no Aeroporto de Zvartnots. A aeronave ganhou o nome do primeiro cosmonauta, Yuri Gagarin, e o prefixo EK 95015. |
Maio Aeroportos privatizados
O governo federal anuncia que aeroportos devem ter participação da iniciativa privada e passa a estudar modelos de concessão. No fim de abril, o então ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, informou ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social que os aeroportos de Cumbica (Guarulhos-SP), Viracopos (Campinas- SP) e Juscelino Kubitschek (Brasília-DF) seriam os primeiros a receber investimentos privados em infraestrutura. Em outubro, o governo define que as concessionárias – escolhidas por leilão – devem investir perto de R$ 20 bilhões na ampliação e na modernização dos aeroportos. No modelo de concessão proposto, não haverá vendas de bens e transferência definitiva da atividade econômica. O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em Natal, ainda não construído, foi o primeiro a ter a concessão assinada em contrato, no fim de novembro, para o consórcio Inframérica. Todas as concessões à iniciativa privada serão reguladas por contratos e a Infraero, empresa que administra aeroportos brasileiros, terá 49% do capital. |
Novo Falcon 2000s
A Dassault anuncia seu novo jato executivo Falcon 2000S durante a feira Ebace, realizada na Suíça. O modelo, desenvolvido sobre a plataforma do Falcon 2000, é voltado para o segmento super midsize. Segundo o fabricante francês, o 2000S oferecerá a maior cabine do segmento, além de alcance e desempenho superiores a seus concorrentes. O novo jato tem capacidade para dez passageiros e alcance de 3.350 milhas náuticas. Sua certificação é aguardada para 2012, com as primeiras entregas previstas para 2013. Estima-se que o Falcon 2000S custará US$ 25 milhões. |