Concessionária de aeroportos inicia ações contra mudanças climáticas e incêndios
A responsável pela gestão de aeroportos Rede VOA anunciou um plano para auxiliar a reduzir os riscos provocados por mudanças climáticas no estado. A iniciativa visa reduzir danos causados por queimadas recentes e se preparar para chuvas fortes previstas para os próximos meses.
De acordo com a empresa, o plano está dividido em três etapas, sendo a primeira que inclui medidas preventivas nos aeroportos, como troca de calhas, corte de grama e limpeza de áreas que possam aumentar o risco de incêndios. A ideia é também evitar maiores problemas durante o período de chuvas, que começa em novembro.
Na segunda etapa, a empresa focará na capacitação de sua equipe, com a compra de novos equipamentos de proteção individual e atualizações dos veículos de combate a incêndios. As equipes da companhia também serão treinadas, a fim de lidar com incêndios florestais e outras emergências. A Rede VOA informou também que a terceira fase envolve a troca de informações com outros órgãos, como a Defesa Civil e a Polícia Militar.
“Nosso Centro de Controle Operacional (CCO) e 100% das nossas câmeras de segurança estarão integradas, com tolerância zero para qualquer ato ilícito em nossos aeroportos, independentemente do potencial ostensivo da ação”, disse Marcel Moure, CEO da Rede VOA.
Por Micael Rocha
Publicado em 24/09/2024, às 07h10