Quase supersônico

Quinto protótipo do G700 é incorporado à campanha de ensaios

Maior aeronave de negócios da Gulfstream terá velocidade máxima próxima do som


Em um intervalo de apenas três semanas a Gulfstream adicionou dois protótipos do G700 na campanha de ensaios em voo

A Gulfstream adicionou o quinto protótipo do G700 na campanha de ensaios em voo, completando a frota dedicada ao processo de certificação. Durante o voo de estreia a aeronave acumulou 3 horas e 8 minutos de voo, alcançando 48.000 pés (14.630 m) e atingindo a velocidade máxima de Mach 0.935.

A entrada em serviço do quinto protótipo ocorreu apenas três semanas após a Gulfstream adicionar o quarto avião a campanha de ensaios em voo. Com isso, o programa G700 avança na etapa de validação de parâmetros em voo menos de um ano após ter sido lançado.

Desde o primeiro voo do G700 em 14 de fevereiro, a Gulfstream fez um progresso significativo nos ensaios com a frota de protótipos, incluindo os testes em clima frio na base da força aérea norte-americana de Eglin, na Flórida. Além disso, os aviões já passaram pelos ensaios de vibração, baias aerodinâmicas e expansão do envelope.

“O programa de testes de voo do G700 está progredindo excepcionalmente bem”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream.

Recentemente uma das aeronaves também voou além de sua velocidade máxima de operação e altitude de cruzeiro, atingindo Mach 0,99 (1.222,2 km/h) e uma altitude de 54.000 pés (16.459 m). A Gulfstream deverá homologar o novo G700 com uma velocidade operacional máxima de Mach 0,925 (1.142 km), mantendo sua família de aeronaves de longo curso entre as mais rápidas da aviação civil. Além disso, a altitude máxima de cruzeiro será de 51.000 pés (15.545 m).

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Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 27 de Outubro de 2020 às 14:00


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